A utilização das plantas medicinais para tratamento do câncer de mama: revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0014Palavras-chave:
Fitoterapia, Plantas Medicinais, Câncer de Mama, FarmáciaResumo
Tratar sobre a utilização das plantas medicinais enquanto forma alternativa de tratamento para o câncer de mama é fundamental, tendo em vista que o câncer é uma doença extremamente invasiva que requer um tratamento agressivo aos sintomas e o tratamento necessita de cautela em relação aos medicamentos fitoterápicos utilizados e o farmacêutico tem um papel importante nessa orientação. Discutir a atuação de plantas medicinais no organismo da mulher para o combate ao câncer de mama pela perspectiva farmacêutica. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que apresentou os principais resultados de dez artigos publicados entre os anos de 2014-2022, em língua portuguesa, encontrados nas seguintes plataformas de pesquisa: SciELO, LILACS, PubMED e Google Acadêmico utilizando os descritores: Fitoterapia; plantas medicinais; câncer de mama e farmácia. Os artigos selecionados para análise demonstram que existem mais de 60 tipos de plantas que podem ser utilizadas no tratamento fitoterápico voltado ao câncer de mama, sendo necessária a intervenção do farmacêutico para orientação da manipulação adequada visando a utilização consciente dos medicamentos caseiros por parte das pacientes. Destacou-se que a conscientização sobre a utilização correta dos fitoterápicos é fundamental para que esta ocorra de forma segura sem prejudicar a paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.