Descarte de medicamentos e seus impactos socioambientais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0021Palavras-chave:
Meio Ambiente, Resíduos Farmacêuticos, Fármacos, DescarteResumo
Este trabalho propõe uma análise sobre o descarte de medicamentos e os impactos socioambientais dando destaque a contribuição do farmacêutico para essa consciência minimizando a contaminação de solos e águas, bem como a os seres vivos desses ambientes. Os medicamentos utilizados no ambiente doméstico são frequentemente descartados no lixo geral, em pias ou vasos sanitários, um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Objetivou-se discutir o descarte adequado dos medicamentos e o papel do farmacêutico na conscientização do paciente sobre esse descarte. Aplicou-se a metodologia de revisão integrativa da literatura a partir da análise de 10 artigos basilares, com aplicação de critérios de inclusão: temporalidade, cientificidade e conteúdo. Com a análise dos estudos observou-se que o impacto ambiental por descarte incorreto de resíduos é uma das principais causas de contaminação e as consequências dessa ação prejudica toda uma população e coloca em risco a saúde de toda a comunidade. Concluiu-se que o farmacêutico é o profissional capacitado para conscientizar o utente a respeito do descarte adequado dos resíduos sólidos medicamentosos, e que este descarte adequado contribui para o meio ambiente, assim o descarte adequado pode ocorrer promovido tanto por empresas, farmácias e locais em que essa incineração seja realizada de forma adequada, visando a minimização dos problemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.