Descarte de medicamentos e seus impactos socioambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0021

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Resíduos Farmacêuticos, Fármacos, Descarte

Resumo

Este trabalho propõe uma análise sobre o descarte de medicamentos e os impactos socioambientais dando destaque a contribuição do farmacêutico para essa consciência minimizando a contaminação de solos e águas, bem como a os seres vivos desses ambientes. Os medicamentos utilizados no ambiente doméstico são frequentemente descartados no lixo geral, em pias ou vasos sanitários, um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Objetivou-se discutir o descarte adequado dos medicamentos e o papel do farmacêutico na conscientização do paciente sobre esse descarte. Aplicou-se a metodologia de revisão integrativa da literatura a partir da análise de 10 artigos basilares, com aplicação de critérios de inclusão: temporalidade, cientificidade e conteúdo. Com a análise dos estudos observou-se que o impacto ambiental por descarte incorreto de resíduos é uma das principais causas de contaminação e as consequências dessa ação prejudica toda uma população e coloca em risco a saúde de toda a comunidade. Concluiu-se que o farmacêutico é o profissional capacitado para conscientizar o utente a respeito do descarte adequado dos resíduos sólidos medicamentosos, e que este descarte adequado contribui para o meio ambiente, assim o descarte adequado pode ocorrer promovido tanto por empresas, farmácias e locais em que essa incineração seja realizada de forma adequada, visando a minimização dos problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolinne Oliveira Marquez, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário do Triângulo (2009). MBA em Gestão Farmacêutica pela UNOESTE. Atualmente é professora - Faculdades Integradas Carajás. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia.

Henrique de Queiroz Pereira Ribeiro, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Maria Benta Oliveira de Sousa(2017). Atualmente é TÉCNICO EM FARMÁCIA da HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO ARAGUAIA. Tem experiência na área de Farmácia.

Wemerson da Silva Gomes, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Castro Alves(2018).

Publicado

2023-01-04

Edição

Seção

Assistência Farmacêutica