Pandemia de SARS-CoV-2 na perspectiva das pessoas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana: uma revisão integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2024.001.0005

Palabras clave:

Coinfecção, Infecção por SARS-CoV 2, HIV, Pandemias, Isolamento Social

Resumen

A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 não se desenvolve de maneira isolada, e a interação sinérgica entre COVID-19 e vários grupos de doenças, incluindo o HIV, pode resultar em aumento dos números de casos e óbitos. Existe a necessidade de avaliar até que ponto a pandemia de COVID-19 interrompeu o processo contínuo de cuidado e prevenção do HIV, ou seja, teste, profilaxia pré-exposição (PrEP), terapia antirretroviral (TARV), propondo uma conexão com a proposta de um curso de ação para que possamos encerrar a epidemia de HIV nesta década. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, método que conglomera o conhecimento produzido por meio da análise dos resultados evidenciados em estudos primários considerando adaptação da metodologia utilizada. A pergunta norteadora que orientou esse trabalho decorreu da questão: “O que as evidências científicas indicam a respeito das principais tendências e repercussões na atividade de vida diária e na continuidade do tratamento antirretroviral dos pacientes acometidos pelo HIV que vivenciaram a pandemia de SARS-COV 2?”. A busca dos artigos com aplicação do filtro resultou em 25 publicações, das quais foram excluídos 8 artigos por não atenderem a temática e 4 por não atender à pergunta norteadora; 4 por serem artigos com acesso restrito para assinantes dos periódicos; 4 artigos eram estudos cujas metodologias não atendiam ao objetivo desse estudo. A amostra final foi composta por 5 publicações. Os autores concluíram que o tratamento não foi seriamente perturbado, inclusive, constaram que a adesão aumentou em algumas PVHIV durante a pandemia de Covid-19. Apesar da prevalência de Aids ocorrer na população de modo geral, alguns grupos populacionais como gays e outros homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas injetáveis e mulheres profissionais do sexo são desproporcionalmente afetados pelo HIV. Os autores apontam que esse segmento da população é negligenciado pelo poder público, dado ao fracasso ou limitação das políticas públicas voltados a eles. Nota-se que houve mudanças na atividade de vida das pessoas que vivem com HIV para adesão às medidas não farmacológicas de enfrentamento a pandemia. O ponto culminante deste estudo é a constatação que a terapia antirretroviral não foi seriamente comprometida durante a pandemia de SARS-CoV 2, no entanto, dificuldades de acesso por grupos populacionais específicos já descritos na literatura ficaram evidenciados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Victor de Almeida, Universidade do Estado de Mato Grosso

Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado - UNEMAT/Campus de Cáceres.

Rosane Maria Andrade Vasconcelos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Docente da Faculdade de Ciências da Saúde, atuante no Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Cáceres (UNEMAT) desde 2003. Cursou Doutorado Direto (2013-2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo - EERP/USP. Realizou Doutorado Sanduiche (2015) na School of Nursing, na University of British Columbia (UBC), em Vancouver ? Canadá. Atuou como Diretora de Gestão de Bacharelados ? PROEG/UNEMAT (2017-2018). Atuou como Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (2019-2021). Coordena os Projeto de Extensão Entardecer Científico; HumanizAção e Impactos do Covid-19 nos serviços de Cáceres. É coordenadora dos projetos de pesquisa: A relação entre o acolhimento humanizado multidisciplinar e interprofissional de acadêmicos em pacientes oncológicos e a melhoria na adesão ao tratamento e qualidade de vida. Membro do Colegiado de Curso do Curso de Bacharelado em Enfermagem Cáceres, UNEMAT. Foi coordenadora Institucional e Local do Programa de Formação de Células Cooperativas ? FOCCO/UNEMAT/CÁCERES. Foi membro dos Projeto PET/Saúde Interprofissionalidade. e Membro do Projeto Saúde sem fronteiras: da terra às águas do Pantanal. Atuou como Presidente do Colegiado da Faculdade de Ciências da Saúde - UNEMAT. Atuou como Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Bacharelado em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerenciamento em Enfermagem. Graduada em Enfermagem Obstetrícia e Ginecologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1991). 

Poliana Roma Greve Nodari, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Membro do grupo de pesquisa em Sensoriamento Remoto, Pesquisa e Ensino de Geografia - SERPEGEO, pesquisas no LabGeo UNEMAT. Mestra em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2017). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Católica Dom Aquino de Cuiabá (2010). Especialista em Urgências e Emergências Clínicas pela Faculdade Católica Dom Aquino de Cuiabá (2010).Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2009).

Cátia Virginia Weber de Oliveira, UniCesumar

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Cuiabá (2004). Especialista em Saúde Publica (2005), Especialista em Enfermagem em Emergência (2008) . Trabalhou como Enfermeira Responsável Técnica e Assistencial no Hospital Municipal de Barra do Bugres - MT ( 2005 á 2008) . Trabalhou Universidade de Mato Grosso - UNEMAT , docente Faculdade de Enfermagem de abril de 2008 á junho 2011 . Atualmente é enfermeira - Secretaria Municipal de Saúde Cáceres , efetiva onde assumiu o concurso em 08/2011 , a principio foi lotada no Unidade de Saúde PSF Jardim Paraíso 08/2011 á 04/2013, posteriormente lotada na Unidade de Saúde Ambulatório da Criança 05/2013 á 12/2017, de 01/2018 a 09/2019 lotada na Unidade de Saúde da Família Santa Izabel e desde de 09/2019 lotada no Centro de Testagem e Aconselhamento/ Serviço de Assistência Especializada de Cáceres . Preceptora da Atenção Básica do Curso de Enfermagem da UNEMAT no ano de 2018 a 2023. Mestranda do curso de Promoção da Saúde - UNICESUMAR.

Publicado

2024-04-06

Número

Sección

Enfermagem em Saúde Pública