Formulação de equação preditiva como instrumento alternativo para mensuração de massa muscular de idosas em Brasília (DF)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.003.0005

Palabras clave:

Tecnologia, Composição corporal, Idosos, Equações preditivas

Resumen

A população está envelhecendo e traçar estratégias que melhorem às condições de vida destas pessoas se fazem necessárias. A tecnologia consegue prever alterações fisiológicas que alteram a capacidade funcional dos idosos, fazendo com que os tratamentos se tornem mais precoces. O DXA é um tipo de tecnologia considerado padrão ouro, porém, nem sempre é acessível por ser de alto custo. propor uma equação preditiva de MME para idosas mulheres frequentadoras de um CCI em Brasília (DF). Foram coletadas medidas antropométricas e sociodemográficas de 134 idosas com idades médias de 69,39 ± 6,34 anos. Foi elaborado um modelo de predição a partir de uma análise múltipla linear baseada em uma equação anterior proposta de forma comparativa com o DXA. O modelo proposto tem significância quando comparado com a equação original e pode ser utilizado para avaliar idosas com o perfil da amostra estudada. Além disso, 70% da variância que prediz MME pode ser explicada pelas variáveis aplicadas (circunferência da panturrilha, AMBc, estatura e idade) no constructo. Descobrir precocemente modificações corporais de um idoso se torna imprescindível pois pode prevenir um agravo em curso e evitar o aparecimento de novas alterações. As equações preditivas podem ser um instrumento útil nas mensurações de componentes importantes do corpo. Estas podem melhorar a atuação dos profissionais de saúde que não tem a tecnologia ao seu alcance. Novos estudos devem ser realizados para findar as limitações encontradas nesta pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabella Reis Praça, Universidade Católica de Brasília

Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário de Brasília (2008) e é graduanda em educação física pelo Centro Universitário de Brasília. Tem experiência na área de Nutrição ambulatorial há quase14 anos. Possui 2 pós graduações em NUTRIÇÃO ESPORTIVA, além de uma em OBESIDADE E EMAGRECIMENTO. Mestre (bolsista pela CAPES/PROSUC) em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) em 2016 e doutoranda (bolsista pela CAPES/PROSUC) em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) atualmente (previsão de conclusão em Fevereiro de 2024). Tem certificação internacional em cineantropometria pela ISAK (instrutor nível 3). Ministrou aulas de Nutrição Humana e fisiologia da nutrição, educação nutricional, avaliação nutricional I e II, exercício profissional em nutrição. Foi coordenadora dos TCCs I e II por mais de 5 anos. Atualmente ministra aulas de nutrição aplicada ao esporte e avaliação nutricional, nutrição humana e nutrição do adulto e da pessoa idosa. É supervisora de estágio nas áreas de saúde pública e unidades de alimentação e nutrição. Esteve à frente de um projeto de extensão que atuava com crianças portadoras de câncer na ABRACE, DF. No curso de educação física, já ministrou as matérias de metodologia de pesquisa, TCC I e TCC II, bases fisiológicas aplicadas à educação física, anatomia, cineantropometria, nutrição aplicada à educação física e pedagogia da dança. No curso de enfermagem, já ministrou a matéria de Nutrição aplicada à enfermagem. Ministra aulas em pós graduações na área do esporte e da estética. Foi professora convidada do Gran cursos faculdade na matéria de bioenergética aplicada ao esporte.E-mail: nutri.isabella@gmail.com 

Daniel Barbosa, Fundação Osvaldo Cruz

Mestre pelo programa de pós-graduação em psicologia social, do trabalho e das organizações (2015). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2011). Participou do grupo de pesquisa Inovare, como pesquisado, desenvolvendo pesquisas com redes sociais, mudança e processos de aprendizados nas organizações. Lecionou disciplinas de metodologia cientifica, saúde coletiva e avaliação psicológica na Unieiro.

Bernardo Romão de Lima, Universidade de Brasília

Nutricionista (UnB), Mestre em Nutrição Humana (UnB) e Doutor em Nutrição Humana (UnB). Especialista em Nutrição Esportiva e Clínica e em Práticas Interativas Complementares em Saúde. Atua nas áreas de docência e pesquisa relacionadas à ciência de alimentos, com destaque para as áreas de microbiologia e higiene de alimentos, vigilância sanitária, análise sensorial de alimentos, técnica dietética, alimentos para fins especiais, gestão de produção de refeições e nutrição vegetariana e vegana. Capacitado em nutrição funcional, esportiva e vegana.

Vicente Paulo Alves, Universidade Católica de Brasília

Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1998), mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma - Itália (1991) e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). É professor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (Mestrado e Doutorado). Leciona no curso de graduação em Medicina, as disciplinas de formação humana e étical. É professor de ensino superior desde 1991, nas áreas de Qualidade de Vida e Envelhecimento, Ética, Bioética, Ciência da Religião. Membro fundador e pesquisador da Rede Brasileira de Certificação Pesquisa e Inovação - RBCIP. Realiza pesquisas entre as Redes RIES-LAC (Red Interuniversitaria de Envejecimiento Saludable para Latinoamérica y el Caribe), REPRINTE (Rede dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares sobre Envelhecimento), com os pesquisadores da Università di Padova (Itália), na área de Bioestatística, onde realizou o Pós-Doutorado em 2020). É professor do núcleo permanente na Linha de Pesquisa 1 (Saúde, Funcionalidade no Envelhecimento) e Linha 2 (Sociedade, Tecnologia e Inovação Gerontológica) do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, realizando pesquisas em pesquisas na área envelhecimento e religiosidade, Políticas Públicas para o envelhecimento, o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) pelos idosos. 

Publicado

2023-12-29