A visão de estudantes de enfermagem acerca da humanização no processo de formação
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0009Palabras clave:
Humanização, Discurso do Sujeito Coletivo, Enfermagem, Estudantes de EnfermagemResumen
A percepção de estudantes de enfermagem acerca da humanização no processo de formação constitui o objetivo da presente investigação. Trata-se de um estudo descritivo/exploratório, de natureza qualitativa, realizado com 20 alunos do 6º período do curso de enfermagem da UFRN. Teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob Parecer no 464/2011 e o CAAE 0237.0.051.000-11. Na coleta das informações foram feitas reuniões de grupos focais com perguntas norteadoras. Para organização e análise dos dados, foi utilizada a técnica do discurso do sujeito coletivo. O material empírico possibilitou a elaboração de três ideias centrais: A humanização é trabalhada de forma pontual durante a graduação; A vivência com os profissionais, na prática, auxilia na compreensão do sentido da humanização; A concepção de humanização que os estudantes tinham no início do curso se modifica na prática do cuidado. Conclui-se que, na visão do discente, a formação desempenha um papel importante no processo de humanização, uma vez que a formação estimula o estudo das humanidades, proporciona vivências e estimula o posicionamento critico no processo de cuidar.
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