The view of nursing students about humanization in the training process

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0009

Keywords:

Humanization, Collective Subject Discourse, Nursing, Nursing students

Abstract

The perception of nursing students about the humanization in the training process constitutes the objective of this study. It is about a study descriptive/exploratory, qualitative, conducted with 20 students in the 6th period of the nursing course UFRN. Was approved by the Ethics Committee on Research in Opinion 464/2011 and CAAE 0237.0.051.000-11. During data collection were held focus groups reunions with guiding questions. To organize and analyze the data, the technique used was of the collective subject discourse. The empirical material enabled the elaboration of three central ideas: Humanization is worked in a punctual manner during graduation; Living with professionals in practice helps to understand the meaning of humanization; The concept of humanization that students had at the beginning of the course, changed with the care practice. Is concluded that, in opinion of the nursing student, the training plays an important role in the process of humanization, as the graduation stimulates the study of the humanities, providing experiences and stimulates the critical positioning in the care process.

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Author Biographies

Alessandra Gurgel Câmara, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2012. Pós-graduada em enfermagem obstétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Na graduação, foi monitora de Ética e Bioética na Enfermagem (2010-2011), bolsista voluntária de iniciação científica (2011), bolsista PIBIC/CNPq (2012) e monitora do PET-SAÚDE/Vigilância em Saúde Materna-Infantil (2011-2012). Atualmente, é enfermeira assistencial da Prefeitura de Parnamirim lotada na Maternidade do Divino Amor e Enfermeira do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN/EBSERH), além de mestranda em Saúde Coletiva pelo PPGSCol/UFRN.

Adriano Menino de Macêdo Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possuo bacharelado em Farmácia pelo Centro Universitário Natalense - UNICEUNA (2020). Tenho experiência em Epidemiologia, Saúde Pública e microbiologia, com foco em trabalhos de pesquisa relacionados a Perfis Sociodemográficos e Epidemiológicos da Saúde Pública, investigação de surtos, epidemias e pandemias causadas por microrganismos. Atualmente, sou discente no curso de Letras - Língua Portuguesa, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Minhas áreas de atuação estão voltadas para a Linguística Textual, Argumentação, Análise do Discurso, Estudos Morfossintáticos na perspectiva da Gramática Descritiva e Metodologia do Trabalho Científico. Desempenho o trabalho de consultoria de Trabalhos Científicos, realizando revisão ortográfica e escrita acadêmica. Além disso, tenho habilidades em produção e correção de textos direcionados ao gênero acadêmico-científico, como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), Monografias, Dissertações e Artigos Científicos. Em 2022, fui bolsista PIBIC/UERN, onde participei do projeto intitulado "O ETHOS DA GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA POLÍTICA DE GÊNERO NO BRASIL". Nesse projeto, explorei a análise da política de gênero no Brasil, focando no ethos da governadora Fátima Bezerra. Atualmente, faço parte do GPELL - Grupo de Pesquisa em Linguística e Literatura, desempenhando atividades acadêmicos científicas.   

Daniella Santos Guedes Alcoforado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no ano de 2011. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva (concluído em 2014) e em Saúde da Mulher (concluído em 2021) pelo Centro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cenpex) e graduada em Licenciatura Plena em Enfermagem pela UFRN. Exercendo o cargo de Enfermeira na Instituição de Saúde: Maternidade do Divino Amor, município de Parnamirim/RN, desde dezembro de 2012, onde desempenhou o papel de coordenadora e responsável técnica do Banco de Leide Humano por 3 anos e coordenadora do setor ?Alojamento Conjunto?, por 1 ano e 4 meses. Hoje, desempenha sua função fazendo parte da equipe de Centro Obstétrico da referida instituição. 

Mariana Furtado Barros de Souza, Universidade Potiguar

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Potiguar (2009). Especialista em Enfermagem do Trabalho (FIP/2010). Especialista em Enfermagem Oncológica (FIP/2013). Pós-graduanda em Enfermagem na Cardiologia e Hemodinâmica (UNP). Atualmente enfermeira do Hospital Maternidade Divino Amor e da Unidade de Pronto-Atendimento de Rosas dos Ventos, ambos em Parnamirim/RN. 

Michelle Carneiro Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda pelo Programa PGENF da UFRN. Possui Graduação em Enfermagem - Faculdades Integradas de Patos (2008) e Graduação em Educação Física pela UNIP. Com experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Mulher, Centro de Material e Esterilização e Centro Cirurgico. 

Published

2023-01-04