Intercambialidade de medicamentos entre os medicamentos referência, genérico e equivalente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0022

Palabras clave:

Intercambialidade, Genérico, Medicamentos, Saúde

Resumen

Tratar sobre a intercambialidade é permitir que o paciente saiba quais as principais diferenças dos medicamentos referência, genérico e equivalente e assim, assegurar no processo de decisão que a compra ocorra tanto pelo conhecimento da eficácia medicamentosa, quanto pela questão financeira do paciente, desde que este não permaneça sem o medicamento, favorecendo o conhecimento sobre a intercambialidade medicamentosa viabilizando o acesso à saúde. Analisar a intercambialidade entre os medicamentos referência, genérico e equivalente demonstrando como a falta de conhecimento do paciente sobre essa diferença impacta no processo de decisão, escolha, compra e tratamento. Revisão integrativa de literatura com suporte das seguintes bases de dados NCBI/PubMed (National Center for BiotechnologyInformation), SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online), Google Acadêmico e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra, em português e inglês, no período de 2015 a 2021 com acesso gratuito e que tivessem pertinência com o tema. A partir da análise dos oito artigos selecionados, é possível perceber que a falta de conhecimento sobre o conceito de cada um dos medicamentos, interfere diretamente na tomada de decisão sobre a compra, os pacientes, sobretudo os idosos, tendem a comprar exatamente o nome que o médico prescreveu na receita, isso porque acreditam que medicamento equivalente ou genérico não têm a mesma eficácia. Concluiu-se que o farmacêutico é fundamental para auxiliar no esclarecimento do paciente sobre os medicamentos referência, genérico e equivalente pois possuem a mesma segurança e eficácia em relação às suas ações e efeitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leandro Marcos dos Santos, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Farmácia - Faculdades Integradas Carajás (2022). Trabalho em farmácia desde 12/2010, comecei como repositor, depois fui para o atendimento e dispensação. Hoje já formado ainda trabalhando na mesma empresa. 

Rodrigo Lopes Barros Gusmão, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual de Ensino Médio Maria Benta de Oliveira Sousa(2016). Atualmente é atendente da Drogarias Tessari. Tem experiência na área de Farmácia.

Carolinne Oliveira Marquez, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário do Triângulo (2009). MBA em Gestão Farmacêutica pela UNOESTE. Atualmente é professora - Faculdades Integradas Carajás. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia.

Publicado

2023-01-04

Número

Sección

Assistência Farmacêutica

Artículos más leídos del mismo autor/a