HIV e Leishmaniose tegumentar americana no estado de Sergipe: um estudo do espectro disseminado da coinfecção

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0016

Palabras clave:

HIV, Leishmaniose, Coinfecção

Resumen

Em pacientes co-infectados por HIV, a Leishmaniose tegumentar americana (LTA) comumente se torna disseminada, além de apresentar manifestações atípicas e mais graves, devido à imunossupressão. Nestes pacientes, a doença é caracterizada por múltiplas lesões atípicas infestadas por parasitos, acometendo vários segmentos corporais, e má resposta ao tratamento padrão, com alta taxa de recidiva. O presente estudo elucida uma descrição de caso admitido no Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), com análise de diagnóstico e conduta baseada na literatura referente à coinfecção LTA-HIV. Trata-se de J.B.A., 34 anos, sexo masculino, HIV positivo e com diagnóstico anterior de Tuberculose pulmonar, em uso regular de terapia antirretroviral e COXCIP, admitido no HUSE em 2018 com tosse produtiva, secreção amarelada, febre diária e dispneia aos esforços há 2 semanas. Apresentava lesões maculares hipercrômicas em face e úlcero-crostosas de bordas elevadas com variados tamanhos em membros superiores e tronco, diagnosticadas LTA via biópsia das lesões após negativação do teste sorológico rk39 por imunossupressão. Negava uso regular de profilaxias para pneumocistose e micobactérias. Iniciou-se antibioticoterapia e cateter nasal de O2. Supõe-se, portanto, que o desvio da resposta celular tipo Th1 para a humoral tipo Th2 no portador de HIV seja favorável à disseminação de organismos intracelulares como a leishmania. Entretanto, esse comportamento clínico-imunológico da coinfecção é pouco descrito na literatura. Ainda assim, J.B.A. apresentou excelente resposta terapêutica ao uso de Anfotericina Lipossomal. O relato desse caso alerta para o espectro clínico da coinfecção e para uma opção de tratamento viável, sobretudo em Sergipe, cuja expansão epidemiológica das doenças é evidente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno José Santos Lima, Universidade Tiradentes

Interno de medicina pela Universidade Tiradentes (UNIT). International Academic Mobility Fellowship at Anahuac Mayab University (Mexico - 2020.1). Presidente da Liga Acadêmica de Infectologia (2020-2021). Diretor de Comunicação e Marketing da Liga Acadêmica de Imaginologia Médica (2020-2021). Diretor de Comunicação e Marketing da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica (2020-2021). Secretário do Centro Acadêmico José Augusto Barreto (CAJAB) em 2018. Diretor e coordenador local de Educação Médica da IFMSA Brazil UNIT (2017-2019). Fundador e ex-diretor de Ensino da Liga Acadêmica de Reumatologia (2018-2020). Presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica (2019-2020). Treinador de Primeiros Socorros para escolares em Projeto Salve Vidas. Pesquisador de variações anatômicas nas artérias renais e suas repercussões clínicas-cirúrgicas (2017-2018) e Síndrome de Burnout em médicos na linha de frente da COVID-19 em Sergipe (2020-2021).

Maylla Fontes Sandes, Universidade Tiradentes

Graduanda do Curso de Medicina da Universidade Tiradentes-UNIT. Membro (2017-2018) da Liga Acadêmica de Pediatria- LIAPE. Membro Fundador e Diretor de Ensino da Liga Acadêmica de Nefrologia e Urologia- LANU (2017- 2018). Certificado de Inglês geral pela Language Studies International, LSI Toronto, Canadá (Julho-2018). 

Matheus Todt Aragão, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2007). Especialização em Dermatologia pelo Instituto de Pesquisa e Ensino Médico (2012). Residência em Infectologia pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2017-). Atualmente é Professor titular da Universidade Tiradentes.

Gilmara Carvalho Batista, Universidade Tiradentes

Médica Infectologista do Hospital de Urgência de Sergipe. Titulo de Especialista em Clinica Medica em AMB/SBCM desde setembro/2005. Pos Graduação Lato Sensu em Pericia Medica Preceptora da Residencia Médica de Clinica Médica do HUSE. Professora Assistente I da Universidade Tiradente. Estatutário - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE ARACAJU. Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (2001).

Dante Costa de Araújo, Universidade Tiradentes

Graduando no Curso de Medicina da Universidade Tiradentes - UNIT/SE (2017-2022). Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe (2002-07). Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Universidade Federal da Bahia (2009-11). Atual membro diretor da Liga de Infectologia - LINFECTO (2019-20). Atual membro da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva - LAOME (2019-20). Diretor financeiro da Associação Atlética Richard Halti Cabral - CARANGO (2018-19). Membro da Liga de Infectologia - LINFECTO (2018-19). Membro diretor da Liga de Saúde Mental - PSIC (2017-19). 

José Abimael da Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS).Bolsista Voluntário de Iniciação Científica com plano de trabalho na área de Endocrinologia. Foi Diretor Local de Publicação e Pesquisa na International Federation of Medical Students' Association of Brazil (IFMSA BRAZIL) - Comitê Local UFS - no período de 2018-2019 e Coordenador Local de Educação Médica da mesma instituição no período de 2017-2018.

Mateus Lenier Rezende, Universidade Tiradentes


Possui ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora (SE)(2011) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Ideal(2014).

Hélder Santos Gonçalves, Universidade Tiradentes

Acadêmico do oitavo período da Graduação em Medicina pela Universidade Tiradentes - UNIT/SE. Atual diretor Presidente da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência de Sergipe - LAMURGEM-UNIT e Diretor de Marketing da Liga Acadêmica de Cirurgia Torácica - LACIT. Entusiasma em pesquisa e extensão nas diversas áreas das ciências médicas, principalmente relacionadas a cirurgia.

Leonardo Santos Melo, Universidade Tiradentes

Graduando do Curso de Medicina da Universidade Tiradentes-UNIT.

Caroline Cordeiro Vieira, Universidade Tiradentes

Acadêmica em Medicina na Universidade Tiradentes - UNIT.

Publicado

2021-06-22

Artículos más leídos del mismo autor/a