Understanding and intervening in patient occupations in the ICU: a scoping review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.002.0005

Keywords:

Activity of Daily Living, Critical Care, Intensive Care Unit, Health Personnel

Abstract

In the literature, the understanding of occupations by health professionals is not commonly referred to or problematized. Considering that we are occupational beings and that in the hospital environment, especially in an Intensive Care Unit (ICU), inpatients are submitted to situations - whether related to critical illness or to the unit routine - that may change, modify and hinder the performance of occupations, it is important to know how health professionals understand and/or intervene with people who experience occupations in the ICU. Thus, the aim of this study was to map how health professionals understand and/or intervene in the occupations of ICU patients. A scoping review was conducted, which included studies available in full, in English, dated from January 1, 2012 to December 31, 2021 in the PubMed, Cochrane Library, Scopus and Virtual Health Library (VHL) databases. As results, 34 studies were found, in which the most described occupations were rest and sleep, followed by activities of daily living, functional mobility and bathing, respectively. It was verified that the most cited professional category corresponded to nursing, and that health professionals understand occupations as a health factor, which, if not stimulated or if preventive actions are not taken, may cause risks that alter the patient's prognosis. For health professionals, occupations in the ICU are related to strategies for health maintenance and risk reduction. In this sense, it is important that professionals understand what occupations are and how they can be performed in the ICU, reflecting on the individual experiences of each person, because occupations can guide the care process.

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Author Biographies

Abigail Alexsandra Ribeiro Farias, Universidade Federal do Pará

Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-2017). Especialista em Atenção à Saúde Cardiovascular pelo programa de Residência Multiprofissional da Universidade do Estado do Pará (UEPA) na Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FPEHCGV-2020). Mestre em Psicologia na linha de pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia PPGP/UFPA. Experiência como preceptora de Prática e Estagio Supervisionado na Universidade da Amazônia (UNAMA-2020). Experiência em Contextos Hospitalares (Clínica Pediátrica, Médica, Cardiológica, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Cardiológica) e Reabilitação física. Apresenta interesse por estudos e pesquisas em Ocupação Humana, Contextos Hospitalares, Reabilitação Física, processos de perda, luto, morte, morrer e Cuidados Paliativos.

Marcelo Marques Cardoso, Universidade Federal do Pará

Possui Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2005), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PPGNeuroBC), Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará/ UFPA (2010), doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PPGNeuroBC/ UFPA, 2010). Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior (Faculdade SEAMA, 2007). Possui Certificação Brasileira em Integração Sensorial (Integris/ UEPA, 2022). Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (FFTO - ICS - UFPA).

Airle Miranda de Souza, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001), Pós graduado em Logoterapia e Análise Existencial pela Associação Portuguesa de Logoterapia-APL (2018) instituição credenciada pelo Viktor Frankl Institute, mestrado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (1996),formação para Orientação do Desenvolvimento Humano pela Fundação Argentina de Logoterapia (2020) formação de Psicólogo pela União das Escolas Superiores do Pará (1991). Prof. Titular da Universidade Federal do Pará, área de Psicologia, com ênfase em prevenção e Intervenção psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: logoterapia e análise existencial, processos de luto, cuidados paliativos, sentidos do amor no ato de cuidar, intervenções nas crises e emergências e educação para vida e morte. No ano de 2004 implantou o Serviço de Plantão Psicológico do Hospital Universitário Betina Ferro Souza - UFPa, sob sua coordenação durante quatro anos. Implantou e coordenou o Laboratório de Estudos do Luto e Saúde - LAELS e os Grupos de Estudos do Luto-GEL desenvolvidos nos hospitais João de Barros Barreto/PPGP-UFPa, FHCGV e HOIOL. Coordena os Grupos de Estudos de Logoterapia Viktor Frankl do PPGP/UFPa. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPa, vinculada a Linha de Pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde. Atuou como tutora na Residência Multiiprofissional em Saúde do HUJBB na área de Oncologia e como Supervisora do Estágio em Psicologia da Saúde no período de 1998 a 2015. Dedica-se a implantação do LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE VALORES E ENCONTRO DE SENTIDOS - LADEVES conjuntamente com vários outros profissionais das áreas da saúde, humanas, etc., assim como, com a participação dos discentes da graduação e pós graduação. Atualmente coordena o Projeto de Extensão Educação para o sentido: planejamento e desenvolvimento de Grupos Logoeducativos e os sub projetos: Diálogos e Reflexões a respeito da Obra Em Busca de Sentido de Viktor Frankl e Poesia, música e outras artes: tecendo a vida na vivência do luto. 

Victor Augusto Cavaleiro Corrêa, Universidade Federal do Pará

Graduado em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004). Doutor em Doenças Tropicais pelo Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará (NMT/UFPA). Mestre em Psicologia pela UFPA (2009). Possui Especialização em Saúde da Família pela UEPA (2006) e Aperfeiçoamento em Ciência da Ocupação pela Escola de Terapia Ocupacional do Chile (2009). Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (FFTO/ICS/UFPA). Professor do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFPA (PPGP/UFPA). Pesquisador dos Grupos de Pesquisa (CNPQ): Grupo de Estudos sobre o Luto e Saúde e Grupo de Pesquisa em Terapia Ocupacional e Ciência Ocupacional. Terapeuta ocupacional associado à Associação Científica de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos (ATOHosP) e à Associação Brasileira de Terapia Ocupacional ? Regional Pará (ABRATO-PA). Desenvolve estudos e pesquisas sobre os processos de perda, luto, morte, morrer, cuidados paliativos e ocupação humana.

Published

2023-06-19

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