A pessoa idosa após acidente vascular encefálico: para além dos condicionantes psicofísicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.002.0006

Palavras-chave:

Idoso, Acidente Cerebrovascular, Logoterapia

Resumo

Objetivou-se identificar as produções científicas sobre a pessoa idosa sobrevivente de AVE para além dos condicionantes psicofísicos. Revisão Integrativa, incluindo os artigos publicados entres buscas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde – BVS; PsycInfo da American Psychological Association; Scopus e o periódico Revista Logos & Existência. As bases de dados foram acessadas através do acesso remoto (CAFe) do Portal Periódicos Capes. Considerando que a Logoterapia tem como foco de atenção a dimensão espiritual, para além dos condicionantes psicofísicos a mesma foi inserida na seleção dos trabalhos, utilizando-se os descritores: Logotherapy, Existential Therapy, Existential Phenomenology; nas buscas para pessoa idosa e para envelhecimento os seguintes:  Aged, Elderly, Elder e para Acidente Vascular Encefálico foram Stroke, Brain Stroke, Cerebrovascular Accidents. A fórmula utilizada para realização das buscas incluiu a intersecção de operadores booleanos AND e OR, além da utilização de aspas para termos com mais de uma palavra. Foram considerados 4 (quatro) artigos. Destes, 1 (um) foi publicado em língua portuguesa, sendo um estudo brasileiro; e os outros 3 (três) em língua inglesa, 1 (uma) pesquisa realizada nos Estados Unidos, 1 (uma) na Holanda, e 1 (uma) na Coreia. Os estudos discutem o fenômeno do envelhecimento sob análise da Logoterapia, analisam o significado global em pessoas idosas sobreviventes de AVE e abordam sequelas e consequências de um AVE analisando conceitos baseados na Logoterapia. Destaca-se o número reduzido de produções científicas publicadas nos últimos 5 (cinco) anos sobre o fenômeno do envelhecimento para além de seus condicionantes psicofísicos. Os estudos encontrados destacam a importância da ampliação de intervenções e condutas profissionais que priorizassem aspectos do sentido da vida e reflexões existenciais nesta fase da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Maria de Souza Cruz, Universidade Federal do Pará

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Possui Especialização Lato-Sensu em Saúde do Idoso - Modalidade Residência - no Programa de Residência Multiprofissional (HUJBB/UFPA), pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista (FINAMA). É Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). É Sócia-fundadora da empresa Age Terapias - Reabilitaçao e Saúde que oferta serviço especializado em saúde do idoso em contexto domiciliar. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional nos diversos âmbitos (ambulatorial, hospitalar, instituições, área educacional). Atuação com idosos em diversos contextos em reabilitação física e cognitiva, além de ampla atuação em grupos terapêuticos. Grande criatividade para atividades lúdicas e terapêuticas. Comprometimento, ética e dedicação à Terapia Ocupacional. 

Marcelo Marques Cardoso, Universidade Federal do Pará

Possui Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2005), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PPGNeuroBC), Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará/ UFPA (2010), doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PPGNeuroBC/ UFPA, 2010). Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior (Faculdade SEAMA, 2007). Possui Certificação Brasileira em Integração Sensorial (Integris/ UEPA, 2022). Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (FFTO - ICS - UFPA).

Airle Miranda de Souza, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001), Pós graduado em Logoterapia e Análise Existencial pela Associação Portuguesa de Logoterapia-APL (2018) instituição credenciada pelo Viktor Frankl Institute, mestrado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (1996),formação para Orientação do Desenvolvimento Humano pela Fundação Argentina de Logoterapia (2020) formação de Psicólogo pela União das Escolas Superiores do Pará (1991). Prof. Titular da Universidade Federal do Pará, área de Psicologia, com ênfase em prevenção e Intervenção psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: logoterapia e análise existencial, processos de luto, cuidados paliativos, sentidos do amor no ato de cuidar, intervenções nas crises e emergências e educação para vida e morte. No ano de 2004 implantou o Serviço de Plantão Psicológico do Hospital Universitário Betina Ferro Souza - UFPa, sob sua coordenação durante quatro anos. Implantou e coordenou o Laboratório de Estudos do Luto e Saúde - LAELS e os Grupos de Estudos do Luto-GEL desenvolvidos nos hospitais João de Barros Barreto/PPGP-UFPa, FHCGV e HOIOL. Coordena os Grupos de Estudos de Logoterapia Viktor Frankl do PPGP/UFPa. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPa, vinculada a Linha de Pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde. Atuou como tutora na Residência Multiiprofissional em Saúde do HUJBB na área de Oncologia e como Supervisora do Estágio em Psicologia da Saúde no período de 1998 a 2015. Dedica-se a implantação do LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE VALORES E ENCONTRO DE SENTIDOS - LADEVES conjuntamente com vários outros profissionais das áreas da saúde, humanas, etc., assim como, com a participação dos discentes da graduação e pós graduação. Atualmente coordena o Projeto de Extensão Educação para o sentido: planejamento e desenvolvimento de Grupos Logoeducativos e os sub projetos: Diálogos e Reflexões a respeito da Obra Em Busca de Sentido de Viktor Frankl e Poesia, música e outras artes: tecendo a vida na vivência do luto.

Víctor Augusto Cavaleiro Corrêa, Universidade Federal do Pará

Graduado em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004). Doutor em Doenças Tropicais pelo Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará (NMT/UFPA). Mestre em Psicologia pela UFPA (2009). Possui Especialização em Saúde da Família pela UEPA (2006) e Aperfeiçoamento em Ciência da Ocupação pela Escola de Terapia Ocupacional do Chile (2009). Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (FFTO/ICS/UFPA). Professor do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFPA (PPGP/UFPA). Pesquisador dos Grupos de Pesquisa (CNPQ): Grupo de Estudos sobre o Luto e Saúde e Grupo de Pesquisa em Terapia Ocupacional e Ciência Ocupacional. Terapeuta ocupacional associado à Associação Científica de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos (ATOHosP) e à Associação Brasileira de Terapia Ocupacional ? Regional Pará (ABRATO-PA). Desenvolve estudos e pesquisas sobre os processos de perda, luto, morte, morrer, cuidados paliativos e ocupação humana.

Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Terapia Ocupacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)