A compreensão e intervenção sobre as ocupações de pacientes na UTI: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.002.0005

Palavras-chave:

Atividades cotidianas, Cuidados Críticos, Unidade de Terapia Intensiva, Profissional de saúde

Resumo

Na literatura, a compreensão de ocupações pelos profissionais de saúde comumente não é referida ou problematizada. Ao considerar que somos seres ocupacionais e que no ambiente hospitalar, principalmente em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), as pessoas internadas estão submetidas a situações – seja referente a doença crítica ou a rotina da unidade que podem alterar, modificar e dificultar a realização de ocupações é importante conhecer como os profissionais de saúde compreendem e ou intervém junto às pessoas que vivenciam as ocupações em UTI. Assim, o objetivo desse estudo foi mapear como os profissionais de saúde compreendem e/ou intervém nas ocupações de pacientes em UTI. Foi realizada uma revisão de escopo, cujo foram incluídos estudos disponíveis na íntegra, em inglês, datados de 1 de janeiro 2012 a 31 de dezembro de 2021 nas bases de dados PubMed, Cochrane Library, Scopus e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Como resultados, foram encontrados 34 estudos, no qual as ocupações mais descritas foram descanso e sono, seguido das atividades de vida diária, mobilidade funcional e banho, respectivamente. Verificou-se que a categoria profissional mais citada correspondeu a Enfermagem, que os profissionais de saúde compreendem as ocupações como um fator de saúde, que caso não estimuladas ou realizadas ações preventivas, podem ocasionar riscos que alteram o prognóstico do paciente. Para os profissionais de saúde, as ocupações na UTI relacionam-se as estratégias para a manutenção da saúde e redução de riscos e agravos. Nesse sentido, é importante que os profissionais possam compreender o que são as ocupações e como podem ser realizadas na UTI, refletindo sobre as experiências individuais de cada pessoa, pois as ocupações podem orientar o processo de cuidar.

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Biografia do Autor

Abigail Alexsandra Ribeiro Farias, Universidade Federal do Pará

Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-2017). Especialista em Atenção à Saúde Cardiovascular pelo programa de Residência Multiprofissional da Universidade do Estado do Pará (UEPA) na Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FPEHCGV-2020). Mestre em Psicologia na linha de pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia PPGP/UFPA. Experiência como preceptora de Prática e Estagio Supervisionado na Universidade da Amazônia (UNAMA-2020). Experiência em Contextos Hospitalares (Clínica Pediátrica, Médica, Cardiológica, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Cardiológica) e Reabilitação física. Apresenta interesse por estudos e pesquisas em Ocupação Humana, Contextos Hospitalares, Reabilitação Física, processos de perda, luto, morte, morrer e Cuidados Paliativos.

Marcelo Marques Cardoso, Universidade Federal do Pará

Possui Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2005), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PPGNeuroBC), Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará/ UFPA (2010), doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PPGNeuroBC/ UFPA, 2010). Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior (Faculdade SEAMA, 2007). Possui Certificação Brasileira em Integração Sensorial (Integris/ UEPA, 2022). Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (FFTO - ICS - UFPA).

Airle Miranda de Souza, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001), Pós graduado em Logoterapia e Análise Existencial pela Associação Portuguesa de Logoterapia-APL (2018) instituição credenciada pelo Viktor Frankl Institute, mestrado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (1996),formação para Orientação do Desenvolvimento Humano pela Fundação Argentina de Logoterapia (2020) formação de Psicólogo pela União das Escolas Superiores do Pará (1991). Prof. Titular da Universidade Federal do Pará, área de Psicologia, com ênfase em prevenção e Intervenção psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: logoterapia e análise existencial, processos de luto, cuidados paliativos, sentidos do amor no ato de cuidar, intervenções nas crises e emergências e educação para vida e morte. No ano de 2004 implantou o Serviço de Plantão Psicológico do Hospital Universitário Betina Ferro Souza - UFPa, sob sua coordenação durante quatro anos. Implantou e coordenou o Laboratório de Estudos do Luto e Saúde - LAELS e os Grupos de Estudos do Luto-GEL desenvolvidos nos hospitais João de Barros Barreto/PPGP-UFPa, FHCGV e HOIOL. Coordena os Grupos de Estudos de Logoterapia Viktor Frankl do PPGP/UFPa. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPa, vinculada a Linha de Pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde. Atuou como tutora na Residência Multiiprofissional em Saúde do HUJBB na área de Oncologia e como Supervisora do Estágio em Psicologia da Saúde no período de 1998 a 2015. Dedica-se a implantação do LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE VALORES E ENCONTRO DE SENTIDOS - LADEVES conjuntamente com vários outros profissionais das áreas da saúde, humanas, etc., assim como, com a participação dos discentes da graduação e pós graduação. Atualmente coordena o Projeto de Extensão Educação para o sentido: planejamento e desenvolvimento de Grupos Logoeducativos e os sub projetos: Diálogos e Reflexões a respeito da Obra Em Busca de Sentido de Viktor Frankl e Poesia, música e outras artes: tecendo a vida na vivência do luto. 

Victor Augusto Cavaleiro Corrêa, Universidade Federal do Pará

Graduado em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004). Doutor em Doenças Tropicais pelo Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará (NMT/UFPA). Mestre em Psicologia pela UFPA (2009). Possui Especialização em Saúde da Família pela UEPA (2006) e Aperfeiçoamento em Ciência da Ocupação pela Escola de Terapia Ocupacional do Chile (2009). Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (FFTO/ICS/UFPA). Professor do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFPA (PPGP/UFPA). Pesquisador dos Grupos de Pesquisa (CNPQ): Grupo de Estudos sobre o Luto e Saúde e Grupo de Pesquisa em Terapia Ocupacional e Ciência Ocupacional. Terapeuta ocupacional associado à Associação Científica de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos (ATOHosP) e à Associação Brasileira de Terapia Ocupacional ? Regional Pará (ABRATO-PA). Desenvolve estudos e pesquisas sobre os processos de perda, luto, morte, morrer, cuidados paliativos e ocupação humana.

Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Terapia Ocupacional

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