AVALIAÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR DE PESSOAS IDOSAS ATENDIDAS POR UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Palavras-chave:
Palavras-chave: Saúde do Idoso; Risco Cardiovascular; Qualidade de vida; Idoso; Exercício Físico.Resumo
RESUMO
Introdução: A senescência, processo de envelhecimento inerente a todo ser humano, traz consigo diversas alterações ao corpo de cada indivíduo, a exemplo de enrijecimento arterial, predisposição ao acúmulo de placas ateromatosas e tendência ao sedentarismo, fatores esses que em conjunto aumentam o risco de eventos cardiovasculares.
Objetivo: Avaliar o risco cardiovascular de pessoas idosas que são atendidas por Unidades Básicas de Saúde.
Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com uma amostra de 76 pessoas idosas registradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas no município de Aracaju. Os participantes do estudo foram submetidos a uma anamnese abrangente para avaliar seu perfil socioeconômico e de saúde, além de fornecer os dados essenciais para calcular o Escore de Risco Global de Framingham (ERG).
Resultados: Observou-se que as médias glicêmicas dos participantes é de 102 mg/dL, acima do limite da normalidade proposta pela SBD e, também, estão com uma média de LDL em torno de 132 mg/dL, ou seja, fora das metas terapêuticas da DBD.
Conclusão: A proposta diante dessa temática é mostrar a necessidade das implementações de políticas públicas relacionadas à promoção da saúde cardiovascular dos idosos.
Palavras-chave: Saúde do Idoso; Risco Cardiovascular; Qualidade de vida; Idoso; Exercício Físico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Scire Salutis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.