Estudo sistemático sobre esteroides androgênicos anabólicos aplicados em indivíduos saudáveis, seus benefícios e malefícios
Palavras-chave:
Esteroides anabólicos androgênicos, testosterona sintética, efeitos anabólicos, efeitos benéficos, efeitos adversosResumo
Os esteroides anabólicos androgênicos são sintetizados através da testosterona, que é o principal hormônio masculino, produzida através de glândulas endócrinas. Essa pesquisa apresenta um estudo sistemático sobre esteroides androgênicos anabólicos aplicados em indivíduos saudáveis, seus benefícios e malefícios. Tendo como objetivo avaliar estudos sobre a utilização dos esteroides anabólicos androgênios em pacientes saudáveis, ademais os objetivos específicos são; selecionar ensaios clínicos randomizados sobre o uso de EAA em pacientes saudáveis, caracterização dos artigos selecionados, analisar a qualidade dos ensaios clínicos selecionados. Foi realizado um método com base em uma revisão sistemática da literatura, utilizando como planejamento a estratégia PICO (Paciente; Intervenção; Comparação; Desfecho), assim como também, o emprego do software Rayyan para seleção dos artigos pesquisados através das bases de dados, obtendo como resposta o rendimento de massa muscular através do uso de Esteroides Anabólicos Androgênicos. Realizou-se também uma checagem da qualidade dos três artigos através da declaração CONSORT (Consolidated Standards of Reporting Trials). Após análise, foi possível verificar em três artigos utilizando homens ambulatórios, saudáveis e com níveis séricos normais de testosterona, maior ganho de massa muscular, seguido de força e ganho de peso após a utilização de esteroides anabólicos androgênicos em doses equilibradas. No artigo 1, foi aplicado enantato de testosterona de diferentes doses em 60 idosos, entre 60 e 75 anos e 61 jovens, entre 19 e 35 anos, apenas os homens mais velhos tiveram 12 eventos adversos graves. No artigo 2, foram selecionados 61 Homens entre 18 e 35 anos, foram-lhes aplicados 25, 50, 125, 300 e 600 mg de enantato de testosterona semanalmente durante 20 semanas, em todas desenvolveram acne, e apenas um homem na dose de 50 mg relatou diminuição da capacidade de atingir ereções. No artigo 3 foram selecionado 50 Homens entre 21 a 49 anos, para analisar parâmetros antropométricos e metabólicos em cinco grupos de 10 homens, lhe foram aplicados 100mg de undecanoato de testosterona e 200mg de enatato de noretisterona, em intervalos diferentes, no entanto, não foram observadas quaisquer alterações metabólicas, nem quaisquer efeitos adversos nos níveis de glicose, índice de sensibilidade à insulina e perfil lipídico. Desse modo, impõe a constatação de quer o uso dos EAA pode ser benéfico para o aumento de força, aumento de massa isenta de gordura, ganho de peso, ganho de massa muscular livre, melhora na libido, desde que utilizados em doses terapêuticas sob o acompanhamento de profissionais de saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Scire Salutis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.