Estudo sistemático sobre esteroides androgênicos anabólicos aplicados em indivíduos saudáveis, seus benefícios e malefícios

Autores

Palavras-chave:

Esteroides anabólicos androgênicos, testosterona sintética, efeitos anabólicos, efeitos benéficos, efeitos adversos

Resumo

Os esteroides anabólicos androgênicos são sintetizados através da testosterona, que é o principal hormônio masculino, produzida através de glândulas endócrinas. Essa pesquisa apresenta um estudo sistemático sobre esteroides androgênicos anabólicos aplicados em indivíduos saudáveis, seus benefícios e malefícios. Tendo como objetivo avaliar estudos sobre a utilização dos esteroides anabólicos androgênios em pacientes saudáveis, ademais os objetivos específicos são; selecionar ensaios clínicos randomizados sobre o uso de EAA em pacientes saudáveis, caracterização dos artigos selecionados, analisar a qualidade dos ensaios clínicos selecionados. Foi realizado um método com base em uma revisão sistemática da literatura, utilizando como planejamento a estratégia PICO (Paciente; Intervenção; Comparação; Desfecho), assim como também, o emprego do software Rayyan para seleção dos artigos pesquisados através das bases de dados, obtendo como resposta o rendimento de massa muscular através do uso de Esteroides Anabólicos Androgênicos. Realizou-se também uma checagem da qualidade dos três artigos através da declaração CONSORT (Consolidated Standards of Reporting Trials). Após análise, foi possível verificar em três artigos utilizando homens ambulatórios, saudáveis e com níveis séricos normais de testosterona, maior ganho de massa muscular, seguido de força e ganho de peso após a utilização de esteroides anabólicos androgênicos em doses equilibradas. No artigo 1, foi aplicado enantato de testosterona de diferentes doses em 60 idosos, entre 60 e 75 anos e 61 jovens, entre 19 e 35 anos, apenas os homens mais velhos tiveram 12 eventos adversos graves. No artigo 2, foram selecionados 61 Homens entre 18 e 35 anos, foram-lhes aplicados 25, 50, 125, 300 e 600 mg de enantato de testosterona semanalmente durante 20 semanas, em todas desenvolveram acne, e apenas um homem na dose de 50 mg relatou diminuição da capacidade de atingir ereções. No artigo 3 foram selecionado 50 Homens entre 21 a 49 anos, para analisar parâmetros antropométricos e metabólicos em cinco grupos de 10 homens, lhe foram aplicados 100mg de undecanoato de testosterona e 200mg de enatato de noretisterona, em intervalos diferentes, no entanto, não foram observadas quaisquer alterações metabólicas, nem quaisquer efeitos adversos nos níveis de glicose, índice de sensibilidade à insulina e perfil lipídico. Desse modo, impõe a constatação de quer o uso dos EAA pode ser benéfico para o aumento de força, aumento de massa isenta de gordura, ganho de peso, ganho de massa muscular livre, melhora na libido, desde que utilizados em doses terapêuticas sob o acompanhamento de profissionais de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Alves Souza, Centro Universitário Maurício de Nassau

Possui graduação em Farmácia pelo Centro universitário Maurício de Nassau - Recife(2024)

Davi Nascimento dos Santos, Centro Universitário Maurício de Nassau

Cursando Farmácia pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (Aracaju/SE), atualmente no 10º período do curso.

Luiz Fernando Santos Matos, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduado em Farmácia, pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Participou como ligante da Liga Acadêmica de Ciências de Saúde - Uninassau Aracaju (LACS), membro do grupo de iniciação científica na área de parasitologia, epidemiologia e microbiologia. Membro do grupo de Redação Científica da (UNINASSAU). Tendo desenvolvido atividades de monitoria das disciplinas de Planejamento e Síntese Molecular/Biotecnologia e, Farmacotécnica Avançada. Atualmente Diretor Técnico da Drogarias Megga Popular.

Carlos Adriano Santos Souza, Universidade Federal da Bahia

Farmacêutico formado pela Universidade Federal da Bahia (2009), com habilitação em Análises Clínicas. Participou do Programa Ensino Trabalho (PET) - Saúde UFBA no grupo de Clínica Ampliada. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Sergipe e Doutor pelo programa de Ciências da Saúde do Núcleo de Pós Graduação em Medicina (UFS). Especialista em Saúde do Adulto e Idoso pelo programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso da Universidade Federal de Sergipe (Hospital Universitário - HU -UFS). Participou do projeto de extensão Tecendo Saberes sobre Plantas Medicinais: Qualificação de Agentes Comunitários em Saúde para as ações de promoção da Fitoterapia no SUS. Lecionou as disciplinas de Epidemiologia e Farmacoepidemiologia, Deotonlogia e Legislação Farmacêutica, Farmácia Clínica , Farmacobotânica. Ministrou aula para pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no Centro Universitário Cesupa (Belém-PA).

Ailton Santos Sena Júnior, Centro Universitário Maurício de Nassau

Possui Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Sergipe-Campus Lagarto, por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem como o Problem Based Learning (PBL) (2016), Especialização em Prescrição De Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva (2018) e Especialização em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição pela Faculdade de Ipatinga (2022), Mestrado com ênfase em Adaptações metabólicas (efeitos de compostos antioxidantes) pela Universidade Federal Sergipe (2019). Atualmente é Doutorando em Ciências com ênfase em produtos naturais e desenvolvimento de novos produtos (antioxidantes e hipoglicemiantes) pela Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência em pesquisas envolvendo produtos naturais, fitoterápicos, determinação de estresse oxidativo e antioxidantes, diabetes mellitus tipo 1 e exercício físico através de estudos in vivo e in vitro. Experiência em pesquisas na linha de Alimentos como tecnologia de alimentos, análises físico-química e análises sensoriais. Experiência profissional em Nutrição Social sendo responsável técnico pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Municipal e experiência em Nutrição Clínica e Esportiva.

Farid Machado dos Santos, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Biomedicina e habilitação em Toxicologia pela Universidade Tiradentes - Unit (2009), graduacão em Física média pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2019) e especialização em Biomedicina Estética pela Faculdade Vale de Minas - Educavales (2024). Tem experiência na área de toxicologia pelo Laboratório Álvaro em Cascavel - PR e na Biologia Molecular pelo Fundação de Saúde Parreiras Hortas (Lacen). Ademais, é coordenadora no Banco de Sangue do Hospital Regional de Propriá - Se

Marilia Trindade de Santana Souza, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Farmácia, mestrado em Ciências Farmacêuticas e doutorado em Ciências da Saúde. Atualmente docente da Uninassau (Ministrando disciplinas: Química analítica, química medicinal, farmacognosia, farmacologia, toxicologia, biologia e bioquímica), Ministro aulas em cursos de Pós graduação lato sensu. Tenho experiência em metodologias ativa e tradicional de ensino. Como também possuo experiência como farmacêutica em unidade básica de saúde e em drogarias.

Luiz André Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe

Biomédico graduado pela Universidade Tiradentes - UNIT ; Habilitação em Análises Clínicas (Laboratório central de Biomedicina); Habilitação em Biologia Molecular (Laboratório de biologia molecular / Embrapa- Tabuleiros Costeiros ); Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe - UFS e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Ciências Fisiológicas; Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas; Responsável Técnico do Laboratório Municipal de Laranjeiras.

Publicado

2025-03-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)