A importância da psicomotricidade no desenvolvimento motor em pacientes infantis hospitalizados e/ou com transtorno do espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2024.001.0004Palavras-chave:
Atraso, Desenvolvimento motor, Escalas, PsicomotrocidadeResumo
A psicomotricidade é a ciência que estuda o homem como um ser psicocorporal único e sua relação com o seu corpo, a sua interação com os estímulos externos e internos e sua forma de interação com o mundo, fatores predisponentes para um bom desenvolvimento humano, englobando tanto o desenvolvimento motor quanto cognitivo. O objetivo do estudo é sintetizar as temáticas sobre a psicomotricidade e sua importância de adesão no âmbito hospitalar, principalmente para evitar Atrasos no Desenvolvimento Neuro Psicomotor (ADNPM) em pacientes infantis hospitalizados por longos períodos e/ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa atual caracteriza-se como uma revisão integrativa, na qual foi realizado um levantamento de artigos científicos nas bases de dados Scielo, Lilacs e PubMed, localizando 4293, sendo incluídos somente 146 na íntegra. Após critério de inclusão e exclusão permaneceram 6 artigos, sendo analisado as escalas de avaliação psicomotora: Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky, Escala de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths e Temperamental and Atypical Behavior Scale (TABS), comparando seus resultados pré e pós-intervenção. Foi possível identificar uma evolução positiva na avaliação da EDM pós-intervenção psicomotora, demonstrando importantes avanços na maioria das habilidades motoras. Todas as crianças analisadas reduziram mais que 10 meses a diferença da Idade cronológica (IC) com a Idade Motora Global (IMG), o que significa que a IMG aumentou pós-intervenção. Na maioria das crianças analisadas pós-intervenção, os autores relatam melhorias em algumas áreas motoras em que a escala TPMBO-2 avalia, destacando a coordenação bilateral, força, motricidade global. Mas, alguns apresentaram baixo viés de eficácia na destreza manual e controle motor fino. Na Escala de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths, os autores apresentaram subidas nas variáveis, sendo que uma criança subiu somente em uma variável, outra subiu em todas as variáveis e a maioria desenvolveu melhora em três variáveis, sendo as mais destacadas: linguagem, coordenação olho mão e raciocínio prático. Na escala (TABS), os artigos relataram que do ponto de vista relacional, as evoluções foram mais significativas. Conclui-se que a intervenção psicomotora teve suma importância no desenvolvimento humano, principalmente para aqueles que apresentam ADNPM, sendo a maioria deles com diagnóstico de TEA, sem contar que, foi contatado que a psicomotricidade aliada ao desenvolvimento motor pode gerar benefícios para as crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.