A importância da psicomotricidade no desenvolvimento motor em pacientes infantis hospitalizados e/ou com transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2024.001.0004

Palavras-chave:

Atraso, Desenvolvimento motor, Escalas, Psicomotrocidade

Resumo

A psicomotricidade é a ciência que estuda o homem como um ser psicocorporal único e sua relação com o seu corpo, a sua interação com os estímulos externos e internos e sua forma de interação com o mundo, fatores predisponentes para um bom desenvolvimento humano, englobando tanto o desenvolvimento motor quanto cognitivo. O objetivo do estudo é sintetizar as temáticas sobre a psicomotricidade e sua importância de adesão no âmbito hospitalar, principalmente para evitar Atrasos no Desenvolvimento Neuro Psicomotor (ADNPM) em pacientes infantis hospitalizados por longos períodos e/ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa atual caracteriza-se como uma revisão integrativa, na qual foi realizado um levantamento de artigos científicos nas bases de dados Scielo, Lilacs e PubMed, localizando 4293, sendo incluídos somente 146 na íntegra. Após critério de inclusão e exclusão permaneceram 6 artigos, sendo analisado as escalas de avaliação psicomotora: Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky, Escala de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths e Temperamental and Atypical Behavior Scale (TABS), comparando seus resultados pré e pós-intervenção. Foi possível identificar uma evolução positiva na avaliação da EDM pós-intervenção psicomotora, demonstrando importantes avanços na maioria das habilidades motoras. Todas as crianças analisadas reduziram mais que 10 meses a diferença da Idade cronológica (IC) com a Idade Motora Global (IMG), o que significa que a IMG aumentou pós-intervenção. Na maioria das crianças analisadas pós-intervenção, os autores relatam melhorias em algumas áreas motoras em que a escala TPMBO-2 avalia, destacando a coordenação bilateral, força, motricidade global. Mas, alguns apresentaram baixo viés de eficácia na destreza manual e controle motor fino. Na Escala de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths, os autores apresentaram subidas nas variáveis, sendo que uma criança subiu somente em uma variável, outra subiu em todas as variáveis e a maioria desenvolveu melhora em três variáveis, sendo as mais destacadas: linguagem, coordenação olho mão e raciocínio prático. Na escala (TABS), os artigos relataram que do ponto de vista relacional, as evoluções foram mais significativas. Conclui-se que a intervenção psicomotora teve suma importância no desenvolvimento humano, principalmente para aqueles que apresentam ADNPM, sendo a maioria deles com diagnóstico de TEA, sem contar que, foi contatado que a psicomotricidade aliada ao desenvolvimento motor pode gerar benefícios para as crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Douglas Bezerra dos Santos, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduado em Fisioterapia bacharelado pela Universidade Tiradentes e em Educação Física bacharelado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau através do Programa Universidade para Todos (ProUni) com bolsa integral. Mestrando em Ciências da Saúde (PPGCS) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Possui formação completa em Dry Needling; Curso de nivelamento em Anatomia e de recursos alternativos da fisioterapia em traumato-ortopedia; Pesquisador bolsista (CNPq), realizou pesquisa com "Potencial antimicrobiano dos extratos naturais Cannabis sativa, Calendula officinalis, Salvia officinalis e Baccharis dracunculifolia", e "Prospecção cientifica e tecnológica do potencial antimicrobiano e análise da Interação neurológica e toxicidade de compostos bioativos presentes na Cannabis sativa"; Membro do Grupo de Ciência e Tecnologia em Fisioterapia Aplicada (ScienceTech+); Participante de ligas acadêmicas como membro efetivo e também como parte da diretoria; Ligante da Liga Acadêmica de Fisioterapia na saúde da criança (LAFISC) e membro efetivo do projeto de extensão "Risos da Fisio" aplicado no Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE). Realizou estágio extracurricular na academia New Form e no Studio Icone; Participante de programas de extensão da Universidade Tiradentes e da Faculdade Mauricio de Nassau, incluindo as oficinas profissionalizantes; Apresentador de trabalhos (resumos) em congressos e eventos nacionais; Técnico em Edificações formado pelo Instituto Federal de Sergipe.

Luiz André Santos Silva, Centro Universitário Maurício de Nassau

Biomédico graduado pela Universidade Tiradentes - UNIT ; Habilitação em Análises Clínicas (Laboratório central de Biomedicina); Habilitação em Biologia Molecular (Laboratório de biologia molecular / Embrapa- Tabuleiros Costeiros ); Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe - UFS e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Ciências Fisiológicas; Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas; Responsável Técnico do Laboratório Municipal de Laranjeiras.

Romário Vinícius de Souza Santos, Centro Universitário Maurício de Nassau

graduando do curso de nível superior Bacharel em Biomedicina no Centro Universitário Maurício De Nassau Aracaju (UNINASSAU) 6 período. Participou como ligante da Liga Acadêmica De Educação Em Saúde (LAES), da Liga Acadêmica De Pesquisa Cientifica (LAPEC) e do Núcleo De Escrita E Pesquisa Cientifica (NEPEC), também desenvolveu atividades na Liga Acadêmica De Biologia Molecular E Genética (LABIOMOL), todas da instituição UNEF/FAN situada no estado da Bahia. Fundador e Vice-Presidente da Liga Acadêmica de Ciências de Saúde - Uninassau Aracaju (LACS), líder de turma (Biomedicina Uninassau Aracaju 2021.01) . Já desenvolveu atividades como monitor da disciplina de Citologia, Histologia e Embriologia e estagiou no MICROLAB - Microbiologia Laboratorial. Atualmente, é estagiário do Instituto de Saúde Parreiras Horta - Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (LACEN). Além de ser aluno de Iniciação Científica na área de parasitologia, epidemiologia e microbiologia.

Carlos Adriano Santos Souza , Centro Universitário Maurício de Nassau

Farmacêutico formado pela Universidade Federal da Bahia (2009), com habilitação em Análises Clínicas. Participou do Programa Ensino Trabalho (PET) - Saúde UFBA no grupo de Clínica Ampliada. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Sergipe e Doutor pelo programa de Ciências da Saúde do Núcleo de Pós Graduação em Medicina (UFS). Especialista em Saúde do Adulto e Idoso pelo programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso da Universidade Federal de Sergipe (Hospital Universitário - HU -UFS). Participou do projeto de extensão Tecendo Saberes sobre Plantas Medicinais: Qualificação de Agentes Comunitários em Saúde para as ações de promoção da Fitoterapia no SUS. Lecionou as disciplinas de Epidemiologia e Farmacoepidemiologia, Deotonlogia e Legislação Farmacêutica, Farmácia Clínica , Farmacobotânica. Ministrou aula para pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no Centro Universitário Cesupa (Belém-PA).

Farid Machado dos Santos, Centro Universitário Maurício de Nassau

Possui graduação em Biomedicina e habilitação em Toxicologia pela Universidade Tiradentes - Unit (2009), graduacão em Física média pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2019) e especialização em Biomedicina Estética pela Faculdade Vale de Minas - Educavales (2024). Tem experiência na área de toxicologia pelo Laboratório Álvaro em Cascavel - PR e na Biologia Molecular pelo Fundação de Saúde Parreiras Hortas (Lacen). Ademais, é coordenadora no Banco de Sangue do Hospital Regional de Propriá - Se. 

Isabela da Silva Vasconcelos Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Biomedicina e habilitação em Microbiologia Clínica pela Universidade Tiradentes (2013), mestrado em Biotecnologia de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Sergipe (2015), doutorado em Ciências pelo programa de Agricultura e Biodiversidade pela Universidade Federal de Sergipe (2015) e especialização em Biomedicina estética (2022). Na docência é professora no Centro Universitário Maurício de Nassau Aracaju (UNINASSAU) e Faculdade Unirb Aracaju. Além disso, atua como Biomédica esteta. Tem experiência na área de Microbiologia, Bioquímica, com ênfase em Enzimologia e Biologia Molecular.

Grace Kelly Melo de Almeida, Centro Universitário Maurício de Nassau

Possui Doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestrado em Ciências Fisiológicas pela UFS e graduação em Fisioterapia Bacharelado pela UFS. Tem experiência na área de Estresse Oxidativo, Fisiologia Cardiovascular, Biologia Molecular e Eletrofisiologia Cardíaca. Foi professora substituta do Departamento de Medicina da UFS Campus Universitário Prof. Antônio Garcia. Atualmente é Professora do Centro Universitário Uninassau Aracaju.

Luiz Fernando Santos Matos , Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduado em Farmácia, pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Participou como ligante da Liga Acadêmica de Ciências de Saúde - Uninassau Aracaju (LACS), membro do grupo de iniciação científica na área de parasitologia, epidemiologia e microbiologia. Membro do grupo de Redação Científica da (UNINASSAU). Tendo desenvolvido atividades de monitoria das disciplinas de Planejamento e Síntese Molecular/Biotecnologia e, Farmacotécnica Avançada. Atualmente Diretor Técnico da Drogarias Megga Popular.

Ariel Oliveira Celestino , Universidade Federal de Sergipe

Biomédica pela Universidade Tiradentes (UNIT) desde 2017. Possuo especialização em Vigilância Sanitária em Saúde, Saúde Pública, Auditoria em Serviços de Saúde. Sou mestre pelo Programa de Pós Graduação em Biologia Parasitária (PROBP - UFS). Atualmente sou Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde, onde direciono minhas pesquisas na área de epidemiologia, controle das condições agudas e crônicas da saúde da criança, adulto e do idoso bem como, avaliação do impacto de políticas públicas a nível local e regional. 

Ailton Santos Sena Júnior , Universidade Federal de Sergipe

Possui Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Sergipe-Campus Lagarto, por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem como o Problem Based Learning (PBL) (2016), Especialização em Prescrição De Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva (2018) e Especialização em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição pela Faculdade de Ipatinga (2022), Mestrado com ênfase em Adaptações metabólicas (efeitos de compostos antioxidantes) pela Universidade Federal Sergipe (2019). Atualmente é Doutorando em Ciências com ênfase em produtos naturais e desenvolvimento de novos produtos (antioxidantes e hipoglicemiantes) pela Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência em pesquisas envolvendo produtos naturais, fitoterápicos, determinação de estresse oxidativo e antioxidantes, diabetes mellitus tipo 1 e exercício físico através de estudos in vivo e in vitro. Experiência em pesquisas na linha de Alimentos como tecnologia de alimentos, análises físico-química e análises sensoriais. Experiência profissional em Nutrição Social sendo responsável técnico pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Municipal e experiência em Nutrição Clínica e Esportiva.

Marília Trindade de Santana Souza, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduação em Farmácia, mestrado em Ciências Farmacêuticas e doutorado em Ciências da Saúde. Atualmente docente da Uninassau (Ministrando disciplinas: Química analítica, química medicinal, farmacognosia, farmacologia, toxicologia, biologia e bioquímica), Ministro aulas em cursos de Pós graduação lato sensu. Tenho experiência em metodologias ativa e tradicional de ensino. Como também possuo experiência como farmacêutica em unidade básica de saúde e em drogarias. 

Vanessa Teixeira da Solidade, Centro Universitário Maurício de Nassau

Possui graduação em Educação Física Licenciatura (2007) e Bacharelado (2017) pela Universidade Tiradentes, Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde Mental pela Universidade Federal de Sergipe (2019), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (2022). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física relacionada à saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade Física e Promoção da Saúde, Atividade Física e Saúde Mental em crianças e adolescentes, Atenção Primária e Centro de Atenção Psicossocial.

Downloads

Publicado

2024-04-06

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)