Uma revisão sobre evidências científicas do tratamento farmacológico para os transtornos de ansiedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.003.0001

Palavras-chave:

Ansiedade, Transtornos, Tratamento Farmacológico

Resumo

A ansiedade é uma resposta comum do corpo de luta e fuga, porém, pode se tornar intenso e trazer prejuízos ao ser humano. Os transtornos ansiosos atingem diversas pessoas e apresentam sintomas que prejudicam o desenvolvimento pessoal e profissional, podendo ser tratados com psicoterapia e em casos mais avançados recorre ao tratamento farmacológico. O objetivo desta pesquisa é realizar uma revisão sobre evidências científicas que existem no tratamento farmacológico dos transtornos ansiosos. A Metodologia realizada foi uma revisão no qual usou os seguintes descritores: Anxiety, pharmacological treatment; na base Pubmed. A coleta de dados foi realizada por duas revisoras independentes. Os resultados obtidos em relação ao estudo, foram encontrados os transtornos  Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno de Ansiedade Social (TAS), Transtorno do Pânico (TP), Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT), Transtorno de Ansiedade (TA), Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno Depressivo (TD), Acrofobia, Ansiedade Mista (AM), Ansiedade Pré Operatória (APO), Fobia de Cobras (FC), TAS, TAG e ou de Separação em crianças ou adolescentes, Transtorno Depressivo maior (TDM) com altos níveis de Ansiedade, Transtorno de Humor e Ansiedade; e as classes para o tratamento Inibidores de Recaptação de Serotonina e Norepinefrina (ISRSN), Inibidores Seletivo de Recaptação de Serotonina (ISRS), Benzodiazepínicos (BDZ), Anticonvulsivantes, Antibiótico, Antidepressivo Atípico e Tricíclico, Betabloquedores, Neurolépticos, Receptor da Melatonina, Inibidores da Monoaminoxidase (IMAO). Conclui-se que as classes de medicamentos vão ser analisados com o tipo e grau do transtorno e o tempo dos tratamentos, cada classe tem sua especificidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hyala Vanyne da Cunha Araújo Santana, Universidade Maurício de Nassau

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Santanna(2017). Tem experiência na área de Farmácia.

Victoria Aragão da Silva, Universidade Maurício de Nassau

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro de excelência dom Luciano José Cabral Duarte(2017). Tem experiência na área de Farmácia. 

Luiz André Santos Silva, Universidade Maurício de Nassau

Biomédico graduado pela Universidade Tiradentes - UNIT ; Habilitação em Análises Clínicas (Laboratório central de Biomedicina); Habilitação em Biologia Molecular (Laboratório de biologia molecular / Embrapa- Tabuleiros Costeiros ); Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe - UFS e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Ciências Fisiológicas; Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas; Responsável Técnico do Laboratório Municipal de Laranjeiras.

Romário Vinícius de Souza Santos, Universidade Maurício de Nassau

Romário Vinícius, é graduando do curso de nível superior Bacharel em Biomedicina no Centro Universitário Maurício De Nassau Aracaju (UNINASSAU) 6 período. Participou como ligante da Liga Acadêmica De Educação Em Saúde (LAES), da Liga Acadêmica De Pesquisa Cientifica (LAPEC) e do Núcleo De Escrita E Pesquisa Cientifica (NEPEC), também desenvolveu atividades na Liga Acadêmica De Biologia Molecular E Genética (LABIOMOL), todas da instituição UNEF/FAN situada no estado da Bahia. Fundador e Vice-Presidente da Liga Acadêmica de Ciências de Saúde - Uninassau Aracaju (LACS), líder de turma (Biomedicina Uninassau Aracaju 2021.01) . Já desenvolveu atividades como monitor da disciplina de Citologia, Histologia e Embriologia e estagiou no MICROLAB - Microbiologia Laboratorial. Atualmente, é estagiário do Instituto de Saúde Parreiras Horta - Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (LACEN). Além de ser aluno de Iniciação Científica na área de parasitologia, epidemiologia e microbiologia.

Carlos Adriano Santos Souza, Universidade Maurício de Nassau

Farmacêutico formado pela Universidade Federal da Bahia (2009), com habilitação em Análises Clínicas. Participou do Programa Ensino Trabalho (PET) - Saúde UFBA no grupo de Clínica Ampliada. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Sergipe e Doutor pelo programa de Ciências da Saúde do Núcleo de Pós Graduação em Medicina (UFS). Especialista em Saúde do Adulto e Idoso pelo programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso da Universidade Federal de Sergipe (Hospital Universitário - HU -UFS). Participou do projeto de extensão Tecendo Saberes sobre Plantas Medicinais: Qualificação de Agentes Comunitários em Saúde para as ações de promoção da Fitoterapia no SUS. Lecionou as disciplinas de Epidemiologia e Farmacoepidemiologia, Deotonlogia e Legislação Farmacêutica, Farmácia Clínica , Farmacobotânica. Ministrou aula para pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no Centro Universitário Cesupa (Belém-PA).

Débora Machado Barreto, Universidade Maurício de Nassau

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Tiradentes (2009), especialista em Análises Clínicas e Estética. Mestrado em Biologia Parasitaria pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Doutorado em Biotecnologia na Universidade Federal de Sergipe pela Renorbio (2019). Atualmente é professora da Uninassau em Aracaju. 

Flávia Viana Moreira , Universidade Maurício de Nassau

Graduada em Farmácia, com habilitação em Bioquímica Clínica, pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2006). Mestrado (UFS-2009) e Doutorado (UFS-203) em Ciências da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacologia cardiovascular, óleos essenciais e plantas medicinais. Além de conhecimentos na área de vigilância em saúde e atenção farmacêutica. Professora da UNINASSAU, Aracaju/SE, ministrando aulas de Introdução às Ciências Farmacêuticas, Deontologia e Legislação Farmacêutica, Farmacognosia Pura, Farmacognosia Aplicada, Operações Unitárias e Farmacologia. 

Isabela da Silva Vasconcelos Rodrigues, Universidade Maurício de Nassau

Possui graduação em Biomedicina e habilitação em Microbiologia Clínica pela Universidade Tiradentes (2013), mestrado em Biotecnologia de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Sergipe (2015), doutorado em Ciências pelo programa de Agricultura e Biodiversidade pela Universidade Federal de Sergipe (2015) e especialização em Biomedicina estética (2022). Na docência é professora no Centro Universitário Maurício de Nassau Aracaju (UNINASSAU) e Faculdade Unirb Aracaju. Além disso, atua como Biomédica esteta. Tem experiência na área de Microbiologia, Bioquímica, com ênfase em Enzimologia e Biologia Molecular.

Marilia Trindade de Santana Souza, Universidade Maurício de Nassau

Graduação em Farmácia, mestrado em Ciências Farmacêuticas e doutorado em Ciências da Saúde. Atualmente docente da Uninassau (Ministrando disciplinas: Química analítica, química medicinal, farmacognosia, farmacologia, toxicologia, biologia e bioquímica), Ministro aulas em cursos de Pós graduação lato sensu. Tenho experiência em metodologias ativa e tradicional de ensino. Como também possuo experiência como farmacêutica em unidade básica de saúde e em drogarias.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)