Análise do perfil sociodemográfico de idosos institucionalizados e sua relação com a necessidade de intervenção fisioterapêutica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.003.0009

Palavras-chave:

Idoso, Fisioterapia, Qualidade de Vida, Fatores Sociodemográficos

Resumo

Este estudo explora a relação entre o perfil sociodemográfico de idosos institucionalizados e a necessidade de intervenção fisioterapêutica. Com o envelhecimento da população e o consequente aumento da necessidade de cuidados de longo prazo para idosos, a fisioterapia tornou-se uma questão de importância crescente. No entanto, a eficácia da fisioterapia pode ser influenciada por uma variedade de fatores, incluindo o perfil sociodemográfico do idoso. Este estudo visa preencher a lacuna no conhecimento existente, fornecendo insights sobre como as características sociodemográficas dos idosos institucionalizados afetam suas necessidades de fisioterapia. Os resultados deste estudo podem informar estratégias de intervenção mais eficazes e personalizadas, melhorando assim a qualidade de vida e o bem-estar dos idosos institucionalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen de Oliveira dos Santos, Centro Universitário Vale do Cricaré

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes(2018).

Maria Eduarda Jesus de Souza, Centro Universitário Vale do Cricaré

Possui ensino-medio-segundo-graupela eeem dunas de itaunas(2016). 

Vinicius da Silva Freitas, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022 - 2025). Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021 - 2024). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação (2020). Possui Especialização em Educação Física Adaptada a Inclusão (2021), Psicomotricidade (2021), Educação Física Escolar (2018), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (2018). Graduação em Bacharelado em Fisioterapia (2021), Bacharelado em Educação Física (2021), Pedagogia (2018) e Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é Professor Pesquisador no Centro Universitário Vale do Cricaré, Fisioterapeuta no Centro Multiprofissional Freitas, Professor de Educação Física da Educação Básica do Município de Presidente Kennedy/ES e Técnico Desportivo de Vôlei do Município de Piúma/ES. Já atuou como coordenador do Projeto de Reabilitação Multiprofissional para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais, Gerente de projetos de Atividades Físicas Comunitárias. Tem experiência na área de Educação Física, desde a Área pedagógica a Reabilitação/Treinamentos, na área de Fisioterapia desde processos de prevenção a procedimentos de intervenção, na área de Pedagogia com mediação escolar e acompanhamento de alunos Portadores de Necessidades Especiais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Politicas Públicas na Educação/Saúde, Formação de Professores, Psicomotricidade, Atividades Físicas Adaptadas, Reabilitação Musculoesquelética Pediátrica e Adulto, Saúde do Trabalhador/Ergonomia.

Frank Cardoso, Centro Universitário Vale do Cricaré

Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, pós graduado em Ciências Pedagógicas do Esporte, Gestão Públicas de Cidades e Docência do Ensino Superior. Atualmente é professor do CENTRO UNIVERSITÁRIOVALE DO CRICARÉ - SAO MATEUS no curso de Graduação em Licenciatura/Bacharel da Educação Física, Bacharel em Fisioterapia, Pedagogia e História.. Atuou como coordenador dos Projetos Sociais, PAIES - Programa de Ações Integradas Esportivas da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude e CEPAF - Centro de Promoção de Atividade Física da Secretaria Municipal de Saúde. Atuou como Subsecretário Municipal de Lazer e Juventude de 2013 a 2015 e Secretário Municipal de Lazer e Juventude em 2016. Professor Mestre Efetiuvo Na Prefeitura de São Mateus, atualmente trabalhando na Secretaria Municipal De São Mateus ES. Membro e Conselheiro do Conselho Regional De Educação Física - CREF 22 ES. 

Dionny Felipe, Centro Universitário Vale do Cricaré

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010), Mestrado em Desenvolvimento Regional Gestão Social e Educação pela Faculdade Vale do Cricaré (2019). Tem experiência nas diversas áreas da Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar. Professor do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Vale do Cricaré. Professor efetivo da rede municipal de ensino de São Mateus - ES.

José Roberto Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020), possui Graduação (1996), Especialização(1999) e Mestrado(2009) em Educação Física pela mesma Instituição. É Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialista em Treinamento Desportivo - UFES, Especialista em Atenção Primária à Saúde - APS - SESA (2010), Especialista em Fisioterapia Hospitalar - Pneumo-funcional (UNESC - 2009). Autor do livro Educação Física e Desenvolvimento Regional, atualmente é Pró-reitor de Inovação, Extensão e Pesquisa e coordena dos Cursos de: Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Bacharelado em Fisioterapia do Centro Universitário Vale do Cricaré. Na mesma IES, coordena do Comitê de Ética em Pesquisa e integra o corpo Docente do Programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação da FVC.. Foi Subsecretário Municipal de Saúde e Secretário Municipal de Educação da cidade de São Mateus nos anos 2013 a 2016. Atuou como Fisioterapeuta do Hospital Meridional de São Mateus, Hospital Roberto A. Silvares e integrou a Comissão de Educação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Espírito Santo - Crefito 15.

Downloads

Publicado

2023-12-29