Formulação de equação preditiva como instrumento alternativo para mensuração de massa muscular de idosas em Brasília (DF)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.003.0005Palavras-chave:
Tecnologia, Composição corporal, Idosos, Equações preditivasResumo
A população está envelhecendo e traçar estratégias que melhorem às condições de vida destas pessoas se fazem necessárias. A tecnologia consegue prever alterações fisiológicas que alteram a capacidade funcional dos idosos, fazendo com que os tratamentos se tornem mais precoces. O DXA é um tipo de tecnologia considerado padrão ouro, porém, nem sempre é acessível por ser de alto custo. propor uma equação preditiva de MME para idosas mulheres frequentadoras de um CCI em Brasília (DF). Foram coletadas medidas antropométricas e sociodemográficas de 134 idosas com idades médias de 69,39 ± 6,34 anos. Foi elaborado um modelo de predição a partir de uma análise múltipla linear baseada em uma equação anterior proposta de forma comparativa com o DXA. O modelo proposto tem significância quando comparado com a equação original e pode ser utilizado para avaliar idosas com o perfil da amostra estudada. Além disso, 70% da variância que prediz MME pode ser explicada pelas variáveis aplicadas (circunferência da panturrilha, AMBc, estatura e idade) no constructo. Descobrir precocemente modificações corporais de um idoso se torna imprescindível pois pode prevenir um agravo em curso e evitar o aparecimento de novas alterações. As equações preditivas podem ser um instrumento útil nas mensurações de componentes importantes do corpo. Estas podem melhorar a atuação dos profissionais de saúde que não tem a tecnologia ao seu alcance. Novos estudos devem ser realizados para findar as limitações encontradas nesta pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.