Impacto da parceria, gestão municipal e universidade pública na eficiência dos serviços públicos de saúde: caso Simão Dias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.003.0008

Palavras-chave:

Saúde pública, Universidade, Indicadores de saúde

Resumo

O presente estudo busca apresentar a importância que as ferramentas modernas de gestão da informação exercem como contribuição para a qualidade dos serviços no setor público. Nesse sentido, destaca-se o papel da universidade, disponibilizando pesquisas que fazem parte da produção científica sobre técnicas de gestão da qualidade da informação, com possibilidade de aplicação prática, como mecanismos capazes de contribuir para a melhoria da gestão pública. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, usando como procedimento o estudo multicasos, por meio de dados primários obtidos nas demonstrações contábeis dos municípios e, a abordagem do problema, foi quantitativa. O estudo revelou que no último ano de mandato vários indicadores (Orçamentários, Financeiros e Patrimoniais) tiveram variação maior, ou seja, se elevaram em relação. Aprofundando no contexto da saúde, a parceria entre a gestão municipal e as Universidades, públicas e privadas, tem o potencial de transformar os serviços de saúde. Através do pilar, ensino, pesquisa e extensão, as contribuições estabelecidas, podem alavancar a gestão em saúde, através das pesquisas aplicadas, que podem ser diretamente colocadas em prática nas melhorias dos serviços de saúde, seja no desenvolvimento de novos tratamentos, práticas de prevenção ou até mesmo abordagens administrativas; Na formação clínica, na presença de estudantes de medicina e outras áreas da saúde em estágios e residências em hospitais e clínicas municipais que podem enriquecer a qualidade do atendimento, trazendo novos aprendizados e atualizações constantes; Na tecnologia e inovação, onde as Universidades muitas vezes têm acesso a tecnologias de ponta e podem introduzir novos equipamentos e técnicas no ambiente de clinicas e hospitais do município; Em programas de extensão que oferecem atendimentos gratuitos ou a baixo custo para as comunidades, o que pode desafogar os serviços públicos municipais; E na educação continuada, através de cursos, workshops e seminários, os profissionais de saúde da rede municipal podem se atualizar e aprimorar suas habilidades, garantindo um serviço de maior qualidade à população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Renaldo Prata Sobrinho, Prefeitura Municipal de Simão Dias

José Renaldo Prata Sobrinho, graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes, Aracaju - Sergipe - Brasil. Especialista em Implantodontia pela Universidade Tiradentes, Aracaju - Sergipe - Brasil. Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes, Aracaju - Sergipe - Brasil e pela Universidad Intercontinental , Tlalpan - Distrito Federal - México, com linha de pesquisa voltada ao Ambiente, Desenvolvimento e Saúde. Sócio Efetivo da SBPqO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Membro do ITI - International Team for Implantology. Membro do Rotary Club Internacional. Diretor do Projeto Valter Passos de Saúde e Educação. Participante de eventos e congressos relacionados à Odontologia. 

Cristiano Viana Meneses , Universidade Tiradentes

Possui graduação em Gestão Pública pela Universidade Tiradentes(2003) e especialização em Direito Administrativo pela FACULDADE FOCUS(2022). Atualmente é Prefeito Municipal da Prefeitura Municipal de Simão Dias/SE.

Claudiano Soares de Santana, Universidade San Carlos

É Mestrando em Ciências da Educação (USC), Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (FSLF), Especialista em Gestão Escolar e Pedagogia Empresarial (FSLF), Pós-graduando em Direito Civil e Processo Civil, graduado em Letras-Português/Literatura (AGES) e em Direito (AGES). Professor de Cursinhos preparatórios, advogado, vereador, pregoeiro e revisor de texto do Jornal O Ponto. Tem experiência nas áreas de educação, linguística, literatura e Direito. Suas pesquisas são voltadas, principalmente, para o ensino superior. 

Antônio da Conceição Meneses Júnior, Centro Universitário de Maceió

Mestrando em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (Início em 2022.2); Bacharelando em Ciências Contábeis; Graduando em Pedagogia; Bacharel em Direito (2022); Graduação Tecnológica em Gestão Comercial (2017); Graduação Tecnológica em Informática e Gestão da Informação (2008); Administrador (2007). Pós Graduado em Docência do Ensino Superior (2023), Direitos Humanos (2023), Direito Constitucional Aplicado (2022), Advocacia Extrajudicial (2022), Direito Administrativo (2022), Direito Público (2021), Auditoria e Compliance (2021), MBA em Gestão Estratégica da Administração Pública (2021), MBA Executivo em Gestão de Pessoas Coaching (2020), Docência e Tutoria em Educação a Distância (2011) e Gestão Empresarial (2008). Possuo experiência na de Gestão de Negócios; Gestão Pública; Consultoria e Assessoria. Atualmente estou Sec. Municipal de Administração, Planejamento e Orçamento de Simão Dias/SE. Atuo também como consultor e assessor na Agir-SE Soluções Estratégicas prestando serviços na iniciativa privada e pública. 

Roberto Carvalho Andrade, Prefeitura Municipal de Simão Dias

Graduado em Direito. Atualmente é Procurador Geral da Prefeitura Municipal de Simão Dias.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Políticas, Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)