Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica em adolescentes: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.001.0012Palavras-chave:
Adolescente, Comportamento Alimentar, Estado nutricional, Imagem corporal, Transtorno de compulsão alimentarResumo
O Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) é caracterizado pela ingestão alimentar em grande quantidade, de forma rápida, com sensação de falta de controle, seguido de arrependimento, culpa e desconforto, podendo estar associado a fatores psicossociais e comportamentais. Devido às constantes transformações ocorridas na adolescência, das quais se destacam o desenvolvimento puberal, início da independência alimentar e constantes cobranças estéticas da sociedade, esta se destaca como uma fase vulnerável aos transtornos. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar a prevalência de TCAP em adolescentes e fatores associados. Trata-se de uma revisão integrativa realizada através de buscas nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (MEDLINE) e National Library of Medicine (PUMED), por meio do cruzamento dos descritores Decs ou termos MeSh: ‘’Transtornos de Compulsão Alimentar’’ e ‘’Adolescentes’’, com o operador booleano “and”, selecionando artigos originais publicados entre 2016-2021, na íntegra, nos idiomas inglês e português. Obteve-se como resultado 12 artigos que foram sistematizados e analisados. Os achados mostram uma maior prevalência de TCAP entre adolescentes do sexo feminino e que fatores de enfrentamento emocional, nível socioeconômico, sono, ansiedade, dietas restritivas e insatisfação corporal estão relacionados ao comer compulsivo nesse público.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.