A visão de estudantes de enfermagem acerca da humanização no processo de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0009

Palavras-chave:

Humanização, Discurso do Sujeito Coletivo, Enfermagem, Estudantes de Enfermagem

Resumo

A percepção de estudantes de enfermagem acerca da humanização no processo de formação constitui o objetivo da presente investigação. Trata-se de um estudo descritivo/exploratório, de natureza qualitativa, realizado com 20 alunos do 6º período do curso de enfermagem da UFRN. Teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob Parecer no 464/2011 e o CAAE 0237.0.051.000-11. Na coleta das informações foram feitas reuniões de grupos focais com perguntas norteadoras. Para organização e análise dos dados, foi utilizada a técnica do discurso do sujeito coletivo. O material empírico possibilitou a elaboração de três ideias centrais: A humanização é trabalhada de forma pontual durante a graduação; A vivência com os profissionais, na prática, auxilia na compreensão do sentido da humanização; A concepção de humanização que os estudantes tinham no início do curso se modifica na prática do cuidado. Conclui-se que, na visão do discente, a formação desempenha um papel importante no processo de humanização, uma vez que a formação estimula o estudo das humanidades, proporciona vivências e estimula o posicionamento critico no processo de cuidar.

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Biografia do Autor

Alessandra Gurgel Câmara, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2012. Pós-graduada em enfermagem obstétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Na graduação, foi monitora de Ética e Bioética na Enfermagem (2010-2011), bolsista voluntária de iniciação científica (2011), bolsista PIBIC/CNPq (2012) e monitora do PET-SAÚDE/Vigilância em Saúde Materna-Infantil (2011-2012). Atualmente, é enfermeira assistencial da Prefeitura de Parnamirim lotada na Maternidade do Divino Amor e Enfermeira do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN/EBSERH), além de mestranda em Saúde Coletiva pelo PPGSCol/UFRN.

Adriano Menino de Macêdo Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possuo bacharelado em Farmácia pelo Centro Universitário Natalense - UNICEUNA (2020). Tenho experiência em Epidemiologia, Saúde Pública e microbiologia, com foco em trabalhos de pesquisa relacionados a Perfis Sociodemográficos e Epidemiológicos da Saúde Pública, investigação de surtos, epidemias e pandemias causadas por microrganismos. Atualmente, sou discente no curso de Letras - Língua Portuguesa, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Minhas áreas de atuação estão voltadas para a Linguística Textual, Argumentação, Análise do Discurso, Estudos Morfossintáticos na perspectiva da Gramática Descritiva e Metodologia do Trabalho Científico. Desempenho o trabalho de consultoria de Trabalhos Científicos, realizando revisão ortográfica e escrita acadêmica. Além disso, tenho habilidades em produção e correção de textos direcionados ao gênero acadêmico-científico, como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), Monografias, Dissertações e Artigos Científicos. Em 2022, fui bolsista PIBIC/UERN, onde participei do projeto intitulado "O ETHOS DA GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA POLÍTICA DE GÊNERO NO BRASIL". Nesse projeto, explorei a análise da política de gênero no Brasil, focando no ethos da governadora Fátima Bezerra. Atualmente, faço parte do GPELL - Grupo de Pesquisa em Linguística e Literatura, desempenhando atividades acadêmicos científicas. 

Daniella Santos Guedes Alcoforado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no ano de 2011. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva (concluído em 2014) e em Saúde da Mulher (concluído em 2021) pelo Centro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cenpex) e graduada em Licenciatura Plena em Enfermagem pela UFRN. Exercendo o cargo de Enfermeira na Instituição de Saúde: Maternidade do Divino Amor, município de Parnamirim/RN, desde dezembro de 2012, onde desempenhou o papel de coordenadora e responsável técnica do Banco de Leide Humano por 3 anos e coordenadora do setor ?Alojamento Conjunto?, por 1 ano e 4 meses. Hoje, desempenha sua função fazendo parte da equipe de Centro Obstétrico da referida instituição. 

Mariana Furtado Barros de Souza, Universidade Potiguar

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Potiguar (2009). Especialista em Enfermagem do Trabalho (FIP/2010). Especialista em Enfermagem Oncológica (FIP/2013). Pós-graduanda em Enfermagem na Cardiologia e Hemodinâmica (UNP). Atualmente enfermeira do Hospital Maternidade Divino Amor e da Unidade de Pronto-Atendimento de Rosas dos Ventos, ambos em Parnamirim/RN. 

Michelle Carneiro Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda pelo Programa PGENF da UFRN. Possui Graduação em Enfermagem - Faculdades Integradas de Patos (2008) e Graduação em Educação Física pela UNIP. Com experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Mulher, Centro de Material e Esterilização e Centro Cirurgico. 

Publicado

2023-01-04