A visão de estudantes de enfermagem acerca da humanização no processo de formação
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0009Palavras-chave:
Humanização, Discurso do Sujeito Coletivo, Enfermagem, Estudantes de EnfermagemResumo
A percepção de estudantes de enfermagem acerca da humanização no processo de formação constitui o objetivo da presente investigação. Trata-se de um estudo descritivo/exploratório, de natureza qualitativa, realizado com 20 alunos do 6º período do curso de enfermagem da UFRN. Teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob Parecer no 464/2011 e o CAAE 0237.0.051.000-11. Na coleta das informações foram feitas reuniões de grupos focais com perguntas norteadoras. Para organização e análise dos dados, foi utilizada a técnica do discurso do sujeito coletivo. O material empírico possibilitou a elaboração de três ideias centrais: A humanização é trabalhada de forma pontual durante a graduação; A vivência com os profissionais, na prática, auxilia na compreensão do sentido da humanização; A concepção de humanização que os estudantes tinham no início do curso se modifica na prática do cuidado. Conclui-se que, na visão do discente, a formação desempenha um papel importante no processo de humanização, uma vez que a formação estimula o estudo das humanidades, proporciona vivências e estimula o posicionamento critico no processo de cuidar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.