Estudo epidemiológico acerca dos surtos de doenças transmitidas por alimentos no Brasil entre 2008 a 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0035

Palavras-chave:

Epidemiologia, Saúde Única, Vigilância Sanitária

Resumo

Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas. DTA corresponde a síndrome que geralmente é constituída de anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia, acompanhada ou não de febre. É considerado surto de DTA quando duas ou mais pessoas apresentam doença ou sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local. Com base na análise exposta, o presente trabalho teve por escopo apresentar o perfil epidemiológico de surtos de doenças transmitidas por alimentos no Brasil no período de 2008 a 2018. Entre janeiro de 2008 a dezembro de 2018 o Brasil registrou 7.543 ocorrências de surtos, onde 696.148 pessoas foram expostas, dessas expostas, 130.923 ficaram doentes e 17.801 precisaram ser hospitalizadas, com 125 pessoas vindo a óbito por DTA e o quesito letalidade se fez em 0,09%. O mapeamento das DTA fornece subsídios para o desenvolvimento de medidas políticas, educativas, legislativas, priorização de áreas de pesquisa e avaliação de programas de controle de surtos de origem alimentar. São desafios das equipes de vigilância de DTA criar medidas que padronizem os relatos em todas as regiões brasileiras, reduzir as diferenças entre os sistemas de vigilância entre diferentes países e minimizar o tempo entre a comunicação do surto e o início das investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Vaz da Silva Gonçalves, Universidade Tuiuti do Paraná

Graduação em andamento no curso de Medicina Veterinária pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Realiza estágio e projetos de pesquisa com enfoque em Clínica/Cirurgia de pequenos animais e na grande área da Saúde Única. Foi monitora da disciplina Anatomia Topográfica Veterinária. Recebeu menção honrosa por pesquisa desenvolvida no I Congresso Multidisciplinar de Análises Clínicas e Toxicológicas. É Coordenadora de Extensão da Liga Acadêmica de Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias na Saúde Única (LADIPASU) e Diretora Científica da Liga Multidisciplinar de Oncologia (LAMON). Membro do Grupo de Estudos em Cirurgia Veterinária Brasil, atuando no departamento de pesquisa e extensão (GECIVET - BRASIL). Pesquisadora Voluntária de Iniciação Científica pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Isis Regina Barberini, Universidade Tuiuti do Paraná

Graduação em andamento no curso de Medicina Veterinária pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Realiza estágios e pesquisas nas áreas de Clínica/Cirurgia de animais silvestres e pequenos animais. Foi monitora voluntária da disciplina de Imunologia e Microbiologia Veterinária. Recebeu menção honrosa por publicação de trabalho nos Anais da XII Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Acre.

Silvana Krychak Furtado, Universidade Tuiuti do Paraná

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná- UFPR (1992), mestrado em Ciências Veterinárias pela UFPR (1997) e doutorado pela UFPR (2006). Atualmente é professora adjunto II da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência como docente nos cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Biotecnologia e Nutrição na disciplinas de Parasitologia veterinária e humana, Doenças parasitárias dos animais, Microbiologia veterinária, Fisiologia veterinaria, Saneamento ambiental e Toxicologia veterinária. Possui experiência clínica em Medicina Veterinária, com ênfase em Parasitologia e Doenças Parasitárias de Animais, atuando principalmente nas áreas de endoparasitoses, ectoparasitoses e zoonoses de pequenos ruminantes e de cães e em tratamentos anti-helmínticos e fitoterápicos.

Publicado

2022-05-18