A importância da assistência farmacêutica na atenção primária no SUS
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0001Palavras-chave:
Assistência Farmacêutica, Saúde, Fármacos, Uso RacionalResumo
A assistência farmacêutica consiste em esclarecer ao paciente a necessidade de utilização de forma racional dos fármacos prescritos, dentro do contexto da atenção primária à população o principal objetivo é diminuir os danos à saúde do paciente em decorrência de interações medicamentosas ou exageros dosais. O objetivo analisar a importância da assistência farmacêutica realizada no âmbito da atenção primária para promoção do uso racional dos medicamentos, e isso dentro do contexto do SUS. A busca de estudos realizou-se nas bases de dados NCBI/PubMed (National Center for BiotechnologyInformation), SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online), Google Acadêmico e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra, em português e inglês, no período de 2013 a 2021 com acesso gratuito e que tivessem pertinência com tema. Foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão 9 artigos para serem analisados no presente artigo de revisão, ambos demonstram que a atuação do farmacêutico na atenção básica está restrita a gestão da farmácia que por vezes não possui medicamentos suficientes para atendimentos dos pacientes, o que leva estes pacientes a irem em outros farmácias comprar esses fármacos, por outro lado, essa compra de medicamento pode resultar em uma má orientação técnica, e utilização irracional dos medicamentos. Conclui-se que o farmacêutico é fundamental para esclarecimento dos pacientes sobre o uso racional dos medicamentos no âmbito da atenção primária, e que a falta de estrutura pública prejudica o exercício profissional, devendo-se compensar no processo de conscientização do paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.