Uso da psilocibina como ferramenta psicoterapêutica no tratamento da depressão: uma revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0035

Palavras-chave:

Psilocibina, Depressão, Cogumelo, Alucinógenos

Resumo

A psilocibina é uma substância com efeitos psicoativos que está presente em cogumelos do gênero psilocybe. Segundo Griffiths et al. (2011) o uso da psilocibina é percebido como uma experiência espiritual e mística, positiva e agradável. O efeito da psilocibina é influenciado pelo estado mental, experiências anteriores ao uso, dimensão da personalidade e condições ambientais. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão literária sobre o uso da psilocibina visando sua aplicabilidade como ferramenta terapêutica na promoção de saúde mental. Para a procura de artigos foram realizadas buscas no período de 01 de março de 2021 a 30 de julho de 2021, nas ferramentas Google Scholar e pubmed utilizando as palavras-chave: ‘psilocibina’ ‘psilocybin’ ‘depressão’. As informações contidas neste trabalho foram obtidas por meio revisão de literatura, com abordagem teórica, realizada em artigos publicados com bases indexadas no Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Medline (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online). Neste trabalho é fornecida uma revisão da literatura existente relativa à psilocibina, primeiramente abordando sobre a depressão e as dificuldades em seu tratamento, e subsequente abordando sobre drogas psicodélicas e os cogumelos do gênero psilocybe, discorreu um pouco sobre a psilocibina, seu mecanismo de ação e sua aplicabilidade para fins psicoterapêuticos e o uso da psilocibina no brasil. Por tanto, esse trabalho resulta em tornar de maior conhecimento os benefícios da psilocibina voltada ao tratamento do Transtorno Depressivo Maior (TDM). Desta forma, almeja-se contribuir com a sociedade, através desta pesquisa bibliográfica, de modo a permitir que o uso da psilocibina no tratamento da depressão se torne mais conhecido pela comunidade científica e que sua utilização seja mais explorada para fins farmacológicos ligados ao tratamento desse e outros transtornos do humor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joveni Ribeiro da Silva, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual de Esino Medio Paulo Hannemann(2006). Tem experiência na área de Farmácia.

Sara Mateus da Costa, Faculdade Integrada Carajás

Cursando Farmácia (Bacharelado)

Diego Pereira da Silva, Faculdade Integrada Carajás

Professor universitário graduado em Química - Licenciatura pela Universidade Federal do Pará - UFPA e Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará - UEPA , especialista em Nutrição - PUC e Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é professor em Redenção - PA na Faculdade Integrada Carajás - FIC, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - Fesar e professor colaborador horista na Universidade do Estado do Pará - UEPA. 

Publicado

2021-10-02

Edição

Seção

Psiquiatria e Saúde Mental