Uso da psilocibina como ferramenta psicoterapêutica no tratamento da depressão: uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0035Palavras-chave:
Psilocibina, Depressão, Cogumelo, AlucinógenosResumo
A psilocibina é uma substância com efeitos psicoativos que está presente em cogumelos do gênero psilocybe. Segundo Griffiths et al. (2011) o uso da psilocibina é percebido como uma experiência espiritual e mística, positiva e agradável. O efeito da psilocibina é influenciado pelo estado mental, experiências anteriores ao uso, dimensão da personalidade e condições ambientais. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão literária sobre o uso da psilocibina visando sua aplicabilidade como ferramenta terapêutica na promoção de saúde mental. Para a procura de artigos foram realizadas buscas no período de 01 de março de 2021 a 30 de julho de 2021, nas ferramentas Google Scholar e pubmed utilizando as palavras-chave: ‘psilocibina’ ‘psilocybin’ ‘depressão’. As informações contidas neste trabalho foram obtidas por meio revisão de literatura, com abordagem teórica, realizada em artigos publicados com bases indexadas no Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Medline (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online). Neste trabalho é fornecida uma revisão da literatura existente relativa à psilocibina, primeiramente abordando sobre a depressão e as dificuldades em seu tratamento, e subsequente abordando sobre drogas psicodélicas e os cogumelos do gênero psilocybe, discorreu um pouco sobre a psilocibina, seu mecanismo de ação e sua aplicabilidade para fins psicoterapêuticos e o uso da psilocibina no brasil. Por tanto, esse trabalho resulta em tornar de maior conhecimento os benefícios da psilocibina voltada ao tratamento do Transtorno Depressivo Maior (TDM). Desta forma, almeja-se contribuir com a sociedade, através desta pesquisa bibliográfica, de modo a permitir que o uso da psilocibina no tratamento da depressão se torne mais conhecido pela comunidade científica e que sua utilização seja mais explorada para fins farmacológicos ligados ao tratamento desse e outros transtornos do humor.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.