Utilização do cumaru como planta medicinal: revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0010

Palavras-chave:

Plantas medicinais, Cumaru, Meio de utilização

Resumo

A todo momento, o homem teve a necessidade de enfrentar o surgimento de sintomas no seu cotidiano, devido a traumatismos, utilização de novos alimentos ou adoecimento. Objetivando a cura, o homem utilizava-se das plantas medicinais. Estas por sua vez, representam às mais antigas “armas” usadas pela humanidade para tratamento de diversas enfermidades, isto é, o uso de plantas na prevenção e/ou na cura de doenças é uma prática que sempre existiu na história da humanidade. Amburana cearensis A.C. Smith, pertence à família das Leguminoseae Papilionoideae (Fabaceae), é uma árvore frondosa, típica da caatinga, notadamente no Ceará, onde é conhecida como imburana-de-cheiro, cerejeira e cumaru. Esta planta é vastamente aproveitada pelas indústrias que fazem óleos essenciais, perfumes, cosméticos, medicamentos, alimentos, fumo e bebidas, pelas suas propriedades aromáticas e terapêuticas. A presente pesquisa teve por objetivo apresentar como se dá a utilização da planta Amburana cearensis A.C. Smith e seus benefícios medicinais. Apresentando ao leitor os benefícios provindos desta planta, expondo os aspectos farmacológicos da Amburana cearensis, visto que esta possui propriedades expressivas à saúde. Os dados apresentados nesta revisão evidenciam que a Amburana cearensis é consideravelmente rica em compostos como cumarinas, flavonóides e glicosídeos fenólicos, os quais dão suporte ao uso popular como broncodilatador, analgésico e anti-inflamatório. Evidenciou também que todas as partes da planta contem compostos que podem ser utilizados para benefícios ao homem, e que não apenas as árvores adultas podem ser utilizadas para esse fim, mais também aquelas cultivadas com pouco tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frances Ribeiro, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual CEEJA Enaldo Lucas de Oliveira(2017). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia clínica, assistência e atenção farmacêuticas. 

Diego Pereira da Silva, Faculdade Integrada Carajás

Diego Pereira da Silva possui graduação em Farmácia pela Faculdade Anhanguera de Anápolis. Especialização em Farmacologia Clínica e Atenção Farmacêutica pela Faculdade de Tecnologia GAP - UNIGAP. Mestrado em Ciências Moleculares com ênfase em controle do crescimento de micro-organismos em biomateriais, pela Universidade Estadual de Goiás, . Atua nos seguintes temas: aplicações da carboximetilquitosana em bioensaios microbiológicos. Tem experiência em docência nas áreas de Química, Microbiologia, Física e Matemática.

Publicado

2021-10-22