Utilização do cumaru como planta medicinal: revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0010Palavras-chave:
Plantas medicinais, Cumaru, Meio de utilizaçãoResumo
A todo momento, o homem teve a necessidade de enfrentar o surgimento de sintomas no seu cotidiano, devido a traumatismos, utilização de novos alimentos ou adoecimento. Objetivando a cura, o homem utilizava-se das plantas medicinais. Estas por sua vez, representam às mais antigas “armas” usadas pela humanidade para tratamento de diversas enfermidades, isto é, o uso de plantas na prevenção e/ou na cura de doenças é uma prática que sempre existiu na história da humanidade. Amburana cearensis A.C. Smith, pertence à família das Leguminoseae Papilionoideae (Fabaceae), é uma árvore frondosa, típica da caatinga, notadamente no Ceará, onde é conhecida como imburana-de-cheiro, cerejeira e cumaru. Esta planta é vastamente aproveitada pelas indústrias que fazem óleos essenciais, perfumes, cosméticos, medicamentos, alimentos, fumo e bebidas, pelas suas propriedades aromáticas e terapêuticas. A presente pesquisa teve por objetivo apresentar como se dá a utilização da planta Amburana cearensis A.C. Smith e seus benefícios medicinais. Apresentando ao leitor os benefícios provindos desta planta, expondo os aspectos farmacológicos da Amburana cearensis, visto que esta possui propriedades expressivas à saúde. Os dados apresentados nesta revisão evidenciam que a Amburana cearensis é consideravelmente rica em compostos como cumarinas, flavonóides e glicosídeos fenólicos, os quais dão suporte ao uso popular como broncodilatador, analgésico e anti-inflamatório. Evidenciou também que todas as partes da planta contem compostos que podem ser utilizados para benefícios ao homem, e que não apenas as árvores adultas podem ser utilizadas para esse fim, mais também aquelas cultivadas com pouco tempo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.