Desafios, oportunidades e evolução da transição para sistemas energéticos mais sustentáveis no estado do Mato Grosso, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.003.0004Palavras-chave:
Matriz energética, Mato Grosso, Fontes renováveis de energiaResumo
A energia elétrica é crucial para o crescimento socioeconômico, pois pode atender à população para várias finalidades. Devido ao tamanho territorial e problemas de distribuição, os métodos iniciais de produção de energia no estado de Mato Grosso, Brasil, eram significativamente críticos. No entanto, a disponibilidade de água tem incentivado o desenvolvimento de projetos hidrelétricos. Por outro lado, questões socioambientais decorrentes dessas atividades resultaram em conflitos. Este artigo aborda um levantamento bibliográfico sobre a matriz energética de Mato Grosso e discute os principais desafios, oportunidades e evoluções da eletricidade, que se baseiam na história do estado e nas informações disponíveis e coletadas de agências estaduais e federais. Tabelas e gráficos caracterizam valores e dados expressivos do potencial da matriz energética do estado, identificando a matriz hídrica como a principal fonte de geração de energia e as outras fontes como secundárias. O estado tem mostrado um potencial significativo para a produção de energia, embora questões e restrições relacionadas a incentivos para fontes renováveis devam ser aumentadas e complementar a geração de energia com custos e impactos mais baixos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.