Análise ambiental da operação do aterro sanitário de Porto Nacional (TO)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.003.0009Palavras-chave:
Resíduos Sólidos, Disposição irregular, Aterro Sanitário, Qualidade AmbientalResumo
Em função do consumo desordenado da sociedade vem causando sérios problemas ambientais surgiu à problemática: Os resíduos do município de Porto Nacional podem ser reciclados e assim amenizar os impactos ambientais? E tem por objetivo analisar o funcionamento ambiental do aterro sanitário de Porto Nacional (TO). O município elaborou seu Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (PGIRSU), e desde então, passou a aplicar práticas que viessem minimizar os impactos ocasionados ao meio ambiente. A empresa vencedora da licitação e responsável pela administração do aterro sanitário municipal é a Base Fortins. E para o cumprimento da legislação vigente, foi construído um novo aterro sanitário. A metodologia da pesquisa foi caracterizada como pesquisa descritiva e exploratória visto que, visa descrever e ampliar o conhecimento quanto ao funcionamento do aterro sanitário de Porto Nacional (TO). O aterro sanitário é de suma importância na disposição final de resíduos sólidos urbanos no solo através de confinamento em camadas cobertas com material inerte de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais. Ao término deste estudo, cabe sintetizar as observações realizadas, com o propósito de correlacionar a investigação procedida com os objetivos propostos, bem como recomendar a continuidade de trabalhos na mesma linha de pesquisa para analisar a evolução ambiental e os resíduos sólidos no aterro sanitário em Porto Nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.