Análise espaço-temporal da dengue no município de Belém do Pará, Norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.005.0024Palavras-chave:
Dengue, Geoprocessamento, Análise espaço-temporalResumo
O objetivo deste trabalho foi identificar as áreas de maior risco para a dengue em Belém do Pará, através da distribuição espaço-temporal dos casos no período de 2010 a 2019, delineando o direcionamento de intervenções mais urgentes. Trata-se de um estudo ecológico que buscou análises mais finas em uma região carente de estudos epidemiológicos para a dengue atualizados. Para isso, utilizaram-se os casos da doença e dados socioambientais que serviram para o cálculo de taxas de incidência, a construção de um Índice de Condição de Vida e a realização de análises espaço-temporais através das técnicas do Estimador Bayesiano Local, Índice de Moran Global e Local, Estimador de Densidade de Kernel e Metodologia de Varredura (Scan). Os resultados observados foram: altas taxas de incidência de dengue e aglomerados significativos em Belém, mesmo nas áreas de melhores condições socioambientais, como é o caso da região sul do município, e no distrito de Mosqueiro (área turística). O Scan apontou cluster espaço-temporal no período de 2010 a 2012 sugerindo entrada de novos sorotipos. Esses resultados mostraram que as ações devem ser direcionadas para maximizar a relação custo-eficácia dos controles em comparação com intervenções aleatórias, além da importância de um monitoramento contínuo para a doença, tendo em vista que Belém possui condições facilitadoras ao vetor.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.