Fisiografia fluvial da bacia hidrográfica do Rio Redenção no município de Rio Branco, Acre
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0048Palavras-chave:
Hidrogeografia, Análise ambiental, Riscos hidrológicosResumo
A descrição de bacias hidrográficas por meio de parâmetros e análises ambientais é de extrema importância para a elaboração de projetos de preservação e conservação dos recursos hídricos. É com este objetivo que este trabalho apresenta uma análise fisiográfica, a partir de técnicas de geoprocessamento, da bacia hidrográfica do Rio Redenção, localizada no perímetro urbano da cidade de Rio Branco – Acre. A bacia do Rio Redenção apresentou um tamanho de 196,14 km², uma rede de drenagem de 137,4 km e canais com comprimento médio de 356 metros. A densidade de drenagem encontrada foi de 0,7. O coeficiente de compacidade e o índice de conformação encontrado foi de 1,29 e 0,27 respectivamente, indicando que a bacia do Rio Redenção possui rios com pouca capacidade de sofrer inundações. A sinuosidade encontrada foi de 1,43 indicando que o canal principal possui sinuosidade intermediária. Cerca de 67% da bacia é ocupada por pastagem, 13% por área urbana e a vegetação de floresta responde por cerca de 20% da área da bacia. A partir das informações dos parâmetros analisados foi possível afirmar que a bacia hidrográfica do Rio Redenção não apresenta sérios riscos de ocorrência de processos de inundação, porém passa por um intenso processo de degradação com a retirada de vegetação nativa, principalmente aquelas localizadas em áreas de preservação permanente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.