Uma contribuição ao desenvolvimento de estratégias de manutenção mais econômicas na via ferroviária
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0027Palavras-chave:
Ferrovia, Via permanente, Manutenção, Custos, SustentabilidadeResumo
As manutenções na via ferroviária são fundamentais para garantir um rígido controle sobre as degradações físicas e geométricas de seus componentes e assim viabilizar um tráfego seguro e eficiente. Os custos de execução desses serviços, contudo, são significativamente elevados, demandando estratégias de intervenção eficientes técnica e economicamente. Neste trabalho um novo conceito que relaciona o estado geométrico da via e o ritmo de degradação dos componentes foi estudado com o intuito de verificar sua viabilidade técnica e potencialidade para redução de custos. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico que investigou e corroborou a hipótese de que a condição geométrica da via permanente é capaz de induzir forças dinâmicas nos veículos cuja magnitude pode atingir patamares consideráveis e, a partir desse arcabouço teórico, foi desenvolvido um estudo empírico com dados de uma ferrovia nacional, por meio do qual foi analisado como essa característica pode influenciar na vida útil dos componentes da via férrea, e ainda como pode ser aproveitada no planejamento de estratégias de manutenção mais eficientes e sustentáveis a longo prazo. Os resultados obtidos foram significativamente relevantes, com economias potenciais expressivas, fruto, principalmente, de um incremento considerável da vida útil dos componentes e que indicaram, portanto, o quão promissor é o desenvolvimento deste novo campo de estudo tanto em seu aspecto econômico, quanto no que se refere à sustentabilidade ambiental fruto do uso maximizado dos itens em questão. Visando fomentar o aprimoramento da temática, ao final deste artigo são apresentadas oportunidades de pesquisas futuras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.