Filtração em margem: avaliação hidráulica da região da lagoa do Peri (SC) utilizando Processing Modflow
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0018Palavras-chave:
Lagoa do Peri, Filtração em margem em lago, Processing ModflowResumo
Este estudo tem como objetivo a avaliação da Lagoa do Peri como local potencial de implantação da técnica da filtração em margem (FM) em escala real. Baseado em estudo hidrogeológico preliminar anterior, um modelo matemático de águas subterrâneas (Processing MODFLOW) foi utilizado para criar cenários para simular diferentes taxas de bombeamento (100 e 200 L s-1) na potencial área de captação. Em paralelo, o nível de água na lagoa e do canal também foi alterado, simulando diferentes condições hidráulicas na área de estudo. Sob condições hidráulicas naturais a Lagoa do Peri age como um corpo hídrico influente. O canal Sangradouro é alimentado não somente pela lagoa, mas também pela exfiltração de água subterrânea. Quando uma taxa de bombeamento de 100 L s-1 é simulada, rebaixamentos de 0,75 m.a.n.m e -1,25 m.a.n.m. são observados sob a melhor e pior condições hidráulica na lagoa, respectivamente. Já quando uma taxa de bombeamento de 200 L.s-1 é simulada, são observados rebaixamentos de -1,50 m.a.n.m sob a melhor condição hidráulica, e -4,0 m.a.n.m. sob a pior condição hidráulica. Em ambos os cenários as taxas de infiltração na lagoa e no canal permaneceram em níveis sustentáveis do ponto de vista do potencial colmatativo por forças hidrodinâmicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.