Chumbo e cádmio em água de poços artesianos da cidade de Buenos Aires-PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0027

Palavras-chave:

Monitoração Ambiental, Metais Pesados, Risco Ambiental, Saúde Pública, Saúde Humana

Resumo

O município de Buenos Aires encontra-se localizado na região da Mata Norte de Pernambuco, na Zona Canavieira do Estado. O sistema de abastecimento público de água no referido município é muito precário, apesar de possuir uma grande rede de aquífero subterrâneo. Decorrente disso, existem diversos poços artesianos do tipo cacimbão escavados em diferentes localidades de Buenos Aires, e que servem como fontes de abastecimento público para os moradores. Pelo fato desses poços estarem localizados próximos de áreas consideradas potencialmente poluidora de metais pesados, nenhum plano de monitoração ambiental foi estabelecido pelos órgãos de Vigilância Sanitária Municipal ou Estadual. Sendo assim, e dentro desse contexto, o objetivo do presente trabalho foi determinar os níveis de concentração de chumbo e cádmio na água de poços artesianos do tipo cacimbão que servem como fonte de abastecimento público aos moradores do município de Buenos Aires. O cádmio e o chumbo foram determinados pela técnica de espectrometria de massa num equipamento ICP‑MS da marca Perkin Elmer® modelo NexION 300D®. O limite de detecção (LD) do método foi de 0,6 µg.L-1 para o chumbo, e de 0,1 µg.L-1 para o cádmio. Todas as concentrações de chumbo e cádmio na água dos poços estudados foram menores do que LD, o que significa risco desprezível de toxicidade química, no caso de ingestão por seres humanos. Apesar de atualmente, os níveis de concentração de chumbo e cádmio na água dos poços estudados apresentarem valores desprezíveis do ponto de vista da toxicidade química, existe a necessidade de se estabelecer planejamento periódico de monitoração ambiental com a finalidade de constatar possíveis alterações da presença desses metais pesados no aquífero da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleomacio Miguel da Silva, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1994), Mestrado (2000) e Doutorado (2006) em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco. Perito Criminal Oficial Especial da Polícia Científica do Estado de Pernambuco. Ex-gestor da Unidade Regional de Polícia Científica da Mata Norte (URPOC-MN) (2019-2021). Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, Modelagem Matemática, Estatística, Física Matemática, Biofísica, Mecânica, Eletromagnetismo, Química Analítica, Química Ambiental, Criminologia, Criminalística, Perícia e Auditoria Ambiental e Sistemas Complexos. Especialista em reconstituição de local de crime (Reprodução Simulada) de alta complexidade. Atuou em diversos casos criminais de grande complexidade. 

Vitoria Régia de Moura Silva, Universidade de Pernambuco

Possui ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA EM REFERENCIA NO ENSINO MEDIO EREM PADRE GUEDES(2015). 

Carlos Eduardo de Oliveira Costa Júnior, Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco

Possui graduação em Tecnologia em Radiologia pela Faculdade Santa Emília de Rodat (2007), graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba (2006), graduação em Teologia - Seminário de Formação Acadêmica Teológico do Recife (2004), Especialização em Proteção Radiológica (2010) pela Faculdade Santa Emília de Rodat. Mestrado e Doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco, com ênfase em radioecologia e utilização de bioindicadores para avaliação à exposição aos radionuclídeos naturais em seres humanos. Coordena o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco. Tem experiência em gestão acadêmica e docência nas áreas de saúde, com ênfase em Radiologia Médica e Biomedicina. Leciona as disciplinas de bioética, gestão ambiental, análise ambiental e Imagenologia para os Cursos de Biomedicina e Medicina da (Faculdade Integrada Tiradentes FITS - Jaboatão) Desenvolve projetos de extensão para divulgação do conhecimento das radiações e sustentabilidade em saúde. Desempenha o cargo de Editor Executivo do Periódico Cientifico Cadernos de Graduação Ciências Biológicas e da Saúde (ISSN ELETRÔNICO 2316-3143; ISSN IMPRESSO 1980-1785) do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco. Avaliador adhoc para Autorização de Cursos representando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP/MEC e Membro da Comissão Assessora de Área do Enade - INEP/MEC/SINAES. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco. Supervisor das Aplicações das Técnicas Radiológicas no Hospital São Marcos - Rede D'or São Luiz.

Crescêncio Andrade Silva Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Possui curso técnico em Química Industrial pela Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM), graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco e atualmente está cursando o doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares também pela UFPE. Hoje atua como técnico em C&T na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica Isotópica e Elementar, Química Ambiental, Radioquímica e Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Determinação dos radioisótopos das séries do 238U, 235U e 232Th em diferentes matrizes, isótopos de chumbo aplicados à geocronologia, elementos terras raras no sistema solo-planta, metais tóxicos, análise radioquímica de água, espectrometria de massas por plasma indutivamente acoplado, espectrometria de absorção atômica e teor de atividade alfa e beta total em água.

Marcos Felipe Silva Lino, Universidade de Pernambuco

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (UPE),foi monitor da mesma instituição por 4 semestres(2019-2021), da disciplina de Química Geral, Integrou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/ 2018-2020). Foi Bolsista na modalidade Iniciação Científica, vinculado ao Programa PIBIC da CNEN/CNPq no Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE). Atualmente aluno da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), através do Programa de Bolsa Ibero-Americanas via Mobilidade Internacional do Santander Universidades.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)