Radionuclídeos naturais e metais pesados em peixes do rio Tracunhaém em Nazaré da Mata-PE
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0028Palavras-chave:
Poluição da Água, Esgoto sanitário, Sustentabilidade, BioindicadoresResumo
O rio Tracunhaém que corta a cidade de Nazaré da Mata está sendo alvo de permanentes e diversas agressões ambientais. O problema seria causado principalmente pelo lançamento de esgoto doméstico sem nenhum tratamento. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi utilizar amostras de peixes traíra (Hoplias malabaricus) e curimatã (Prochilodus lineatus) como bioindicadores dos níveis de poluição ambiental do rio Tracunhaém, na cidade de Nazaré da Mata, em relação à presença de metais pesados (chumbo-Pb e cádmio-Cd) e elementos radioativos naturais (urânio-238U e tório -232Th). Para tanto, foi utilizada a técnica ICP-MS. Os resultados mostraram que há acúmulo de Pb, Cd, 238U e 232Th na cadeia trófica do rio Tracunhaém no município de Nazaré da Mata. Recomenda-se que os peixes traíra (Hoplias malabaricus) e curimatã (Prochilodus lineatus) do rio Tracunhaém, na cidade de Nazaré da Mata, não sejam consumidos pelo homem devido ao risco à saúde. É necessária a realização de um programa de educação ambiental com o objetivo de conscientizar a população local sobre os danos causados ao Rio Tracunhaém, bem como a necessidade do poder público em implantar unidades de tratamento de esgoto no município de Nazaré da Mata.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.