Chumbo e cádmio em água de poços artesianos da cidade de Buenos Aires-PE
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0027Palavras-chave:
Monitoração Ambiental, Metais Pesados, Risco Ambiental, Saúde Pública, Saúde HumanaResumo
O município de Buenos Aires encontra-se localizado na região da Mata Norte de Pernambuco, na Zona Canavieira do Estado. O sistema de abastecimento público de água no referido município é muito precário, apesar de possuir uma grande rede de aquífero subterrâneo. Decorrente disso, existem diversos poços artesianos do tipo cacimbão escavados em diferentes localidades de Buenos Aires, e que servem como fontes de abastecimento público para os moradores. Pelo fato desses poços estarem localizados próximos de áreas consideradas potencialmente poluidora de metais pesados, nenhum plano de monitoração ambiental foi estabelecido pelos órgãos de Vigilância Sanitária Municipal ou Estadual. Sendo assim, e dentro desse contexto, o objetivo do presente trabalho foi determinar os níveis de concentração de chumbo e cádmio na água de poços artesianos do tipo cacimbão que servem como fonte de abastecimento público aos moradores do município de Buenos Aires. O cádmio e o chumbo foram determinados pela técnica de espectrometria de massa num equipamento ICP‑MS da marca Perkin Elmer® modelo NexION 300D®. O limite de detecção (LD) do método foi de 0,6 µg.L-1 para o chumbo, e de 0,1 µg.L-1 para o cádmio. Todas as concentrações de chumbo e cádmio na água dos poços estudados foram menores do que LD, o que significa risco desprezível de toxicidade química, no caso de ingestão por seres humanos. Apesar de atualmente, os níveis de concentração de chumbo e cádmio na água dos poços estudados apresentarem valores desprezíveis do ponto de vista da toxicidade química, existe a necessidade de se estabelecer planejamento periódico de monitoração ambiental com a finalidade de constatar possíveis alterações da presença desses metais pesados no aquífero da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.