Avaliação do ciclo de vida na fabricação de clínquer em diferentes cenários energéticos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0032Palavras-chave:
Avaliação do Ciclo de Vida, Impactos Ambientais, Clínquer, Resíduos, Toxicidade HumanaResumo
A técnica do coprocessamento tem sido empregada mundialmente na busca da redução do consumo de combustíveis fósseis e matérias-primas tradicionais na fabricação de clínquer, utilizando-se de resíduos industriais para este fim. No entanto, é preciso avaliar o desempenho ambiental desta prática. O objetivo do trabalho foi comparar os impactos ambientais de três cenários distintos quanto ao percentual de combustíveis tradicionais e alternativos no mix energético para a produção de clínquer. A metodologia utilizada foi a avaliação do ciclo de vida. A unidade funcional adotada foi a produção de uma tonelada de clínquer. O método de Avaliação de Impacto escolhido foi o ReCiPe midpoint. Os resultados da caracterização indicaram que as categorias Toxicidade Humana, Formação de Oxidantes Fotoquímicos, Formação de Material Particulado e Acidificação Terrestre sofreram redução do impacto com o uso dos blends de resíduos; por outro lado, a maioria das categorias obteve um aumento do impacto conforme aumento do percentual de substituição. A normalização apontou a Toxicidade Humana como o principal impacto da atividade e a sua maior redução em 62% no cenário B. Conclui-se que devido à periculosidade dos resíduos empregados no caso estudado o coprocessamento no Brasil deve incorporar medidas de mitigação, dentre elas, o aumento da participação de resíduos de biomassa nos blends para que possa avançar em projeções mais ambiciosas de substituição térmica dos combustíveis tradicionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.