Perfil dos resíduos industriais enviados às blendeiras fluminenses para tratamento destinado ao coprocessamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0022

Palavras-chave:

Resíduos Industriais, Classificação, Toxicidade, Blendagem, Coprocessamento

Resumo

Diversos setores da indústria e do comércio brasileiros têm destinado os seus resíduos para serem tratados em unidades de homogeneização e mistura no Estado do Rio de Janeiro conhecidas como blendeiras. O presente estudo tem como objetivo traçar um perfil das principais características dos resíduos industriais que são enviados às blendeiras para tratamento, visando o seu aproveitamento como combustível e matéria-prima na produção de clínquer. A metodologia consistiu, primeiramente, na busca de documentos que constam do processo de licenciamento e controle ambiental no órgão licenciador dessas unidades. Baseado nas informações obtidas nos registros de movimentações de resíduos dos anos de 2010 a 2015, foi realizada a classificação pela origem, de acordo com o Estado da federação, por estado físico, por quantidade, pela NBR ISO 10004, abrangendo a classe e o tipo de periculosidade e, por fim, a sua potencial utilidade no coprocessamento. Também foram registrados: o percentual dos principais produtos da blendagem e os destinos dos resíduos e rejeitos gerados no processo. Como resultado obteve-se o seguinte perfil: os resíduos são originados, majoritariamente, no Estado de São Paulo, pelo setor portuário. Apresentam-se, em sua maioria, no estado sólido, e classificam-se como perigosos e tóxicos e, serão utilizados, principalmente, para geração de energia. Conclui-se que o perfil esboçado contribuiu significativamente para o entendimento da toxicidade desses resíduos e servirá como base para outros estudos que abordem os impactos ambientais e à saúde humana na cadeia do coprocessamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Barreto de Aguiar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DEAMB-UERJ) 2021. Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2005). Especialista em Biologia Geral (2001). Graduado em Ciências Biológicas FERLAGOS (1999), É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Gestão Ambiental, Licenciamento Ambiental, Sustentabilidade e Avaliação do Ciclo de Vida. 

Ubirajara Aluizio de Oliveira Mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988). Especialista em métodos de Engenharia aplicados em melhorias de condições de trabalho (NIIH/Japão, 1997). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e docente nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (Peamb) e em Meio Ambiente (PPG-MA). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Higiene e Segurança do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: saude do trabalhador, ergonomia, avaliação de riscos, gestão ambiental e trabalho informal.

Victor Paulo Peçanha Esteves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atualmente no cargo de Diretor Adjunto de Planejamento da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possuo graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Gestão Ambiental pela UFRJ, mestrado em Engenharia Ambiental do Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ e Doutorado em Ciências em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos do Programa de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química / UFRJ. Sou professor do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado) em Engenharia Ambiental (Escola Politécnica e Escola de Química) da UFRJ, professor colaborador do curso de graduação em Engenharia Eletrônica da UFRJ, professor e coordenador do Curso de pós-graduação (Especialização Lato Sensu) em Engenharia de Segurança do Trabalho do Núcleo de Pesquisa e Ensino em Gestão de Engenharia (GESTORE) da UFRJ, professor dos cursos de pós-graduação (Especialização Lato Sensu) em Gestão Ambiental e em Engenharia de Manutenção da Escola Politécnica da UFRJ, e professor convidado dos cursos de atualização da Marinha do Brasil. Tenho experiência como pesquisador nas áreas de Engenharia Eletrônica (ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, Microprocessador, Automação, Processamento Digital de Sinais e Instrumentação), Engenharia de Segurança do Trabalho (ênfase em Gestão de Riscos) e de Engenharia Ambiental (ênfase em Gestão e Segurança Ambiental, Estratégia e Governança de Riscos, Sequestro de Carbono, Avaliação do Ciclo de Vida, Análise de Sustentabilidade Regional, Avaliação de Áreas Degradadas e sua recuperação através de monitoramento remoto e Sistemas de monitoração de vazamentos de CO2 e CH4 em águas ultraprofundas).

Downloads

Publicado

2021-07-15