Perfil dos resíduos industriais enviados às blendeiras fluminenses para tratamento destinado ao coprocessamento
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0022Palavras-chave:
Resíduos Industriais, Classificação, Toxicidade, Blendagem, CoprocessamentoResumo
Diversos setores da indústria e do comércio brasileiros têm destinado os seus resíduos para serem tratados em unidades de homogeneização e mistura no Estado do Rio de Janeiro conhecidas como blendeiras. O presente estudo tem como objetivo traçar um perfil das principais características dos resíduos industriais que são enviados às blendeiras para tratamento, visando o seu aproveitamento como combustível e matéria-prima na produção de clínquer. A metodologia consistiu, primeiramente, na busca de documentos que constam do processo de licenciamento e controle ambiental no órgão licenciador dessas unidades. Baseado nas informações obtidas nos registros de movimentações de resíduos dos anos de 2010 a 2015, foi realizada a classificação pela origem, de acordo com o Estado da federação, por estado físico, por quantidade, pela NBR ISO 10004, abrangendo a classe e o tipo de periculosidade e, por fim, a sua potencial utilidade no coprocessamento. Também foram registrados: o percentual dos principais produtos da blendagem e os destinos dos resíduos e rejeitos gerados no processo. Como resultado obteve-se o seguinte perfil: os resíduos são originados, majoritariamente, no Estado de São Paulo, pelo setor portuário. Apresentam-se, em sua maioria, no estado sólido, e classificam-se como perigosos e tóxicos e, serão utilizados, principalmente, para geração de energia. Conclui-se que o perfil esboçado contribuiu significativamente para o entendimento da toxicidade desses resíduos e servirá como base para outros estudos que abordem os impactos ambientais e à saúde humana na cadeia do coprocessamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.