Chuveiro ecológico: uma alternativa para economia de água nos litorais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0030Palavras-chave:
Chuveiro ecológico, Consumo de água, Litoral, Lençol freáticoResumo
Este trabalho apresenta o projeto de uma tecnologia comumente denominada por Chuveiro Ecológico. O chuveiro foi projetado para instalação na areia da praia dos litorais, onde, através do acionamento manual de um êmbolo, a água do lençol freático é captada e bombeada para uso dos banhistas. No chuveiro há um compartimento de cloro para desinfecção da água, que se mostrou eficiente na avaliação da qualidade da água de 7 chuveiros instalados ao longo do litoral do Paraná, sendo 4 deles no município de Matinhos e 3 em Pontal do Paraná. Os parâmetros de qualidade da água avaliados neste trabalho foram pH, turbidez, cloro, coliformes totais e Escherichia coli. As análises foram realizadas durante o verão 2017-2018. O projeto do chuveiro apresentado neste trabalho bombeia 1,96 L de água do lençol freático a cada acionamento completo do êmbolo. Com um sensor de fluxo de água instalado em um dos chuveiros, registrou-se o volume de 722 L de água bombeada em uma tarde de uso, mostrando a importância dessa tecnologia para a redução do consumo de água do sistema de abastecimento público dos litorais, que frequentemente atingem a sua capacidade máxima de abastecimento em períodos de alta temporada devido ao aumento do número de pessoas que os frequentam.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.