A relação de comercialização entre as unidades estaduais escolares urbanas de dourados e os produtores da agricultura familiar
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.003.0001Palabras clave:
Programa Nacional de Alimentação Escolar, Desenvolvimento Local e Apoio à Agricultura Familiar., Desenvolvimento Local e Apoio à Agricultura FamiliarResumen
A aquisição da merenda escolar em Mato Grosso do Sul, faz parte das obrigações dos gestores, a mesma tem orientação própria conforme lei federal, na qual, 30% dos recursos devem ser destinados a compra de produtores oriundos da agricultura familiar. Esta política pública destina-se a auxiliar a permanência dos indivíduos no ambiente rural e ao mesmo tempo, proporcionar que a educação básica tenha melhor alimentação em relação aos aspectos nutricionais. O objetivo do artigo é investigar a percepção das escolas estaduais urbanas da cidade de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, sobre o desenvolvimento do Programa de Alimentação Escolar (Pnae), como relação à comercialização. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários estruturados, composto por questões abertas e fechadas, aplicadas a 76% das escolas estaduais urbanas. Foi possível identificar dificuldade na comercialização, devido a pouca procura dos produtores familiares no período de Chamada Pública, porém quando um agricultor familiar inicia as atividades de comercialização, tende a se manter uma constante, pois o mesmo atende as necessidades da escola e não há outros produtores que procuram as unidades escolares. Neste cenário, observam-se a necessidade da atuação dos órgãos públicos ou instituições de ensino que proporcionem capacitação aos agricultores familiares sobre práticas de comercialização.
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