Preferência dos investidores em relação ao perfil econômico-financeiro das empresas participantes do ISE: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0011Palabras clave:
Sustentabilidade, Preferência dos investidores., Ãndice de Sustentabilidade Empresarial, BM&F Bovespa, Preferência dos InvestidoresResumen
A inserção da temática Sustentabilidade no contexto empresarial é estabelecida a partir dos elementos voltados ao aspecto econômico, da dimensão social e ambiental como sendo relevantes à configuração social. A adoção de práticas sustentáveis empresariais parte de demandas de cunho social, mas também das preferências dos investidores, que buscam aplicar seus recursos em empreendimentos julgados rentáveis. Portanto, considerando a relevância das discussões que envolvem a Sustentabilidade e as suas decorrências no mercado, a presente pesquisa buscou analisar e conhecer a preferência dos investidores em relação ao perfil econômico-financeiro das empresas participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa. Para tanto, optou-se pelo desenvolvimento de uma revisão sistêmica de cunho quantitativo das publicações da ANPAD dos últimos dez anos, considerando o período de 2005 a 2014. As pesquisas abordam, em unanimidade, o ISE, que mensura as atividades e o desempenho das empresas de capital aberto que empreendem ações com foco na articulação dos aspectos econômico, social e ambiental. Os resultados apontam que há estudos que sinalizam positivamente para a utilização do Índice de Sustentabilidade Empresarial como elemento de evidenciação de ações voltadas à sustentabilidade, ressaltando que sua adoção reverteu em benefícios positivos à empresa. Outros indicam que não podem ser aferidas vantagens relacionadas à melhor visibilidade da empresa no mercado pela simples utilização do Índice de Sustentabilidade Empresarial, pois as demonstrações revelam que, pela contraposição das tendências e preferências moldadas pelo sistema econômico, não há evidências que fundamentem tal posição.
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