Políticas públicas ambientais: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.001.0054

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Políticas Públicas Ambientais, Meio Ambiente e Políticas Públicas

Resumo

Este artigo de revisão sistemática objetivou analisar o que está sendo investigado no campo das políticas públicas ambientais. Os procedimentos metodológicos utilizados foram descritivo, bibliográfico, com abordagem qualitativa. A coleta abrangeu as bases eletrônicas de dados Emerald, Scielo Citation Index, Science Direct e Scopus (Elsevier). As palavras chaves utilizadas foram 'políticas públicas ambientais' e 'meio ambiente e políticas públicas', sendo que esses termos também foram pesquisados em inglês e espanhol. A busca foi realizada por meio dos operadores booleanos, resultando em 22 (vinte e dois) artigos publicados nas bases. Desse total, foram excluídos os artigos repetidos e aqueles que não contemplavam o foco desta pesquisa. Após a aplicação dos Testes de Relevância, foram selecionados 12 (doze) artigos que compuseram a amostra final. Os resultados apontaram que, dentro das políticas públicas, os estudos concentram-se em discussões sobre desenvolvimento sustentável, formulação e implementação das políticas públicas, bem como a gestão ambiental. Também abordou-se a legislação ambiental e a participação social para o desenvolvimento de políticas ambientais. A principal conclusão consiste em afirmar que as publicações relacionadas às políticas públicas ambientais no Brasil ainda são incipientes e demandam de mais pesquisas para consolidar esse campo de conhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Nadal, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutoranda no Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com pesquisa ligada às Geotecnologias, Análise Espacial, Conservação da Natureza, sob orientação do Prof. Dr. Ronaldo Ferreira Maganhotto. Graduação em Matemática (Unicentro, 2010) e em Ciências Licenciatura Plena (Unicentro, 2002), com Mestrado em Gestão de Políticas Públicas (Univali, 2014) e Especialização em Matemática: dimensões teórico-metodológicas (UEPG, 2005). Tem experiência nas áreas de Políticas Públicas e Educação Matemática. 

Marli Kuasoski, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Mestra em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2016). Especialista em Controladoria e Finanças pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2012). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2010). 

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduado em Educação Física pela Universidade de Formação e Educação e Cultural do Abc (1993) e mestrado em Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2005). Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente, área de concentração em Endocrinologia Pediátrica pela UFPR (2010). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus Irati no departamento de educação física. Professor do programa de mestrado em desenvolvimento comunitário com atuação em saúde, ambiente e qualidade de Vida. Identificar elementos comprometedores da saúde, qualidade de vida na sociedade e elaborar propostas de ação que promovam saúde e qualidade de vida em diferentes setores de atuação (empresas, clínicas, escolas, associações, clubes) e ambientes (urbanos e rurais). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: metabologia e atividade física. Atual Coordenador do Escritório de Relações Internacionais e Institucionais da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná.

Ronaldo Ferreira Maganhotto, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduação em Turismo e em Geografia. Especialização em Análise Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2003). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2006). Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atuação, orientações e publicações nas seguintes áreas: Geotecnologias, Análise Espacial, Conservação da Natureza e Turismo. Atualmente, compõe o quadro docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, lotado no Departamento de Turismo e credenciado nos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário e Pós Graduação em Geografia, UNICENTRO.

Sérgio Luís Dias Doliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1988), graduação em Administração pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1996), mestrado em Gestão Estratégica de Organizações pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2013). É professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), nos seguintes cursos: Graduação em Administração e Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Comunitário. Áreas de atuação: Teorias da Organização, Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento Comunitário.

Downloads

Publicado

2020-09-15

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais