Preferência dos investidores em relação ao perfil econômico-financeiro das empresas participantes do ISE: revisão sistemática

Autores

  • Edson Luis Kuzma Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Edinéia Lopes Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Raquel Dorigan de Matos Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Sérgio Luis Dias Doliveira Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0011

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Preferência dos investidores., Índice de Sustentabilidade Empresarial, BM&F Bovespa, Preferência dos Investidores

Resumo

A inserção da temática Sustentabilidade no contexto empresarial é estabelecida a partir dos elementos voltados ao aspecto econômico, da dimensão social e ambiental como sendo relevantes à configuração social. A adoção de práticas sustentáveis empresariais parte de demandas de cunho social, mas também das preferências dos investidores, que buscam aplicar seus recursos em empreendimentos julgados rentáveis. Portanto, considerando a relevância das discussões que envolvem a Sustentabilidade e as suas decorrências no mercado, a presente pesquisa buscou analisar e conhecer a preferência dos investidores em relação ao perfil econômico-financeiro das empresas participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa. Para tanto, optou-se pelo desenvolvimento de uma revisão sistêmica de cunho quantitativo das publicações da ANPAD dos últimos dez anos, considerando o período de 2005 a 2014. As pesquisas abordam, em unanimidade, o ISE, que mensura as atividades e o desempenho das empresas de capital aberto que empreendem ações com foco na articulação dos aspectos econômico, social e ambiental. Os resultados apontam que há estudos que sinalizam positivamente para a utilização do Índice de Sustentabilidade Empresarial como elemento de evidenciação de ações voltadas à sustentabilidade, ressaltando que sua adoção reverteu em benefícios positivos à empresa. Outros indicam que não podem ser aferidas vantagens relacionadas à melhor visibilidade da empresa no mercado pela simples utilização do Índice de Sustentabilidade Empresarial, pois as demonstrações revelam que, pela contraposição das tendências e preferências moldadas pelo sistema econômico, não há evidências que fundamentem tal posição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Luis Kuzma, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2011 - 2014). Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2015 - 2016). Pós-Graduando em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2016 - atual). Servidor Público Estatutário - Prefeitura Municipal de Irati (PR), Secretaria Municipal de Finanças, Departamento de Licitações, Comissão de Licitações (2013 - atual). Possui interesse na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Sustentabilidade, Educação para a Sustentabilidade, Gestão Socioambiental, Desenvolvimento Comunitário, Organizações Comunitárias e Informais.

Edinéia Lopes, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestranda em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2015-2017); Especialista em Educação e Formação Empreendedora pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2016); Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2013). Atualmente é Secretária de Departamento Pedagógico do curso de Administração da UNICENTRO. Atividade anterior como professora e consultora do Programa Bom Negócio Paraná da UNICENTRO- Irati/PR (2013-2015), com atuação nos seguintes temas: Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, Planejamento Estratégico e Planos de Negócios.

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduado em Educação Física pela Universidade de Formação e Educação e Cultural do Abc (1993) e mestrado em Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2005). Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente, área de concentração em Endocrinologia Pediátrica pela UFPR (2010). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus Irati no departamento de educação física. Professor do programa de mestrado em desenvolvimento comunitário com atuação em saúde, ambiente e qualidade de Vida. Identificar elementos comprometedores da saúde, qualidade de vida na sociedade e elaborar propostas de ação que promovam saúde e qualidade de vida em diferentes setores de atuação (empresas, clínicas, escolas, associações, clubes) e ambientes (urbanos e rurais). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: metabologia e atividade física.

Raquel Dorigan de Matos, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Pós-Doutoranda na Universidade Federal do Paraná-UFPR; Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná-UFPR; Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2005); Graduada em Administração de Empresas pela UNIPAR (1990), graduada em Esquema I pela UNIPAR(1991). Atualmente é professora Adjunto B da Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO. Tem experiência na área de Organizações, com ênfase em Administração Estratégica e Análise Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: poder,controle, formas de gestão, organização do trabalho e subjetividade.

Sérgio Luis Dias Doliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1988), graduação em Administração pelo Instituto de Estudos Sociais do Paraná (1996), mestrado em Gestão Estratégica de Organizações pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em cursos de Graduação, Especialização e no Mestrado em Desenvolvimento Comunitário. Tem experiência na área de Administração, com ênfase na área de Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades gerenciais, dimensionamento, desenvolvimento, formação do administrador e estratégia.

Downloads

Publicado

2016-01-09

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)