Toxoplasmose: análise do conhecimento em mulheres na cidade de Guaraí/TO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0057

Palabras clave:

Toxoplasmose, Conhecimento, Transmissão, Prevenção

Resumen

A toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, e alcança altos índices de infecção no Brasil. O parasita possui formas infectantes que permitem que o homem e outras espécies de animais se contaminem de diversas formas como, a congênita ou transplacentária, por manuseio de fezes de gatos, ingestão de carne crua ou malpassada, entre outras. No entanto, a infecção pode ser combatida através de medidas preventivas, e estas estão intimamente ligadas a higiene e hábitos da população. Dessa forma o estudo teve como objetivo, analisar o conhecimento sobre a toxoplasmose e consequentemente abordar as medidas preventivas em mulheres, em idade reprodutiva (10 a 49 anos), que residem em Guaraí – TO, porem somente mulheres acima dos 18 anos participaram da pesquisa. A escolha da análise ser feita somente com mulheres em idade reprodutiva, foi dado pelo fato de que estas possuem alto risco de infecção por toxoplasmose, considerando que a forma mais grave de contração é a congênita. As mesmas foram submetidas a um questionário composto por 12 questões relacionadas a toxoplasmose. Constatou-se que as pesquisadas em sua maioria desconhecem a doença e que o fator escolaridade influencia de maneira positiva, visto que mulheres com maior nível de escolaridade apresentaram melhores resultados quando questionadas sobre a temática, além de  demostrar a  falta de orientação  médica, pelo  fato de  muitas  desconhecerem  os testes laboratoriais de diagnóstico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mateus Silva Santos, Instituto Educacional Santa Catarina

Graduado no curso de Biomedicina pela Universidade Paulista - UNIP campus: Goiânia, Flamboyant. Teve experiência na graduação na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia, fundador e presidente da Liga Acadêmica de Microbiologia Clínica (LAMC), exerceu o cargo de monitor universitário da disciplina de Parasitologia Clínica, Possui mestrado no Programa de Pós Graduação (Mestrado em Genética) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com experiência na área de Genética Toxicológica e mutagênese, envolvendo plantas com potencial alucinógeno. Atuou como professor adjunto dos cursos de biomedicina, ciências biológicas, enfermagem, zootecnia e agronomia do Instituto Educacional Santa Catarina/Faculdade Guaraí (IESC/FAG) ministrando as disciplinas de Genética humana e animal, biologia molecular, imunologia básica e clínica e microbiologia básica e clínica.

Isalara Cespedes Correa, Instituto Educacional Santa Catarina

Licenciada em Ciências Biológicas pela IESC/Faculdade Guaraí (2019). Recentemente iniciou a especialização em Biotenologia pela Faculdade Unyleya e curso Técnico em Meio Ambiente pela IFTO. Exerceu a função de professora, no Colégio Estadual Dr João D Abreu em Novo Alegre - TO.

Jean da Silva Oliveira, Instituto Educacional Santa Catarina

Possui ensino-medio-segundo-graupelo CENTRO DE ENSINO MÉDIO OQUERLINA TORRES(2016). Tem experiência na área de Ecologia.

Publicado

2021-01-13