A segurança de barragens no Tocantins: implicações a partir das UHE, PCH e barragem de rejeitos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0042

Palabras clave:

Segurança de Barragens, Defesa Civil, Plano de Contingência

Resumen

O Artigo pretende tecer considerações sobre a Segurança em Barragens no Estado do Tocantins, pela perspectiva da Defesa Civil. Os tipos de uso das barragens analisadas foram as que produzem energia elétrica (Usinas Hidrelétricas e Pequenas Centrais Elétricas) e as Barragens de Rejeitos. A pesquisa é um estudo exploratório que utiliza método indutivo alicerçado em uma revisão de literatura e pesquisa documental. Aspectos não explícitos na legislação que dizem respeito à responsabilidade dificultam a transição entre fase interna e fase externa, outro ponto é que os municípios onde existem esses empreendimentos ainda não possuem seus Planos de Contingência e muitos não possuem suas defesas civis constituídas, soma-se a isso, a necessidade da defesa civil estadual apoiar tecnicamente os municípios. Esse cenário representa as falhas de mercado que geram insegurança e abrem espaço para problemas como a disseminação de Fake News. Constatou-se a necessidade de criar um plano mais preciso de gestão e necessidade de melhoria na eficiência em segurança de barragens no Tocantins, além da necessidade de se estabelecer um gerenciamento voltado a atender de forma preventiva, mediante a promoção do monitoramento das estruturas e do sistema. Fortalecendo o discurso institucional e as práticas de defesa civil no Estado do Tocantins.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erisvaldo de Oliveira Alves, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, possui graduação em GESTÃO DE EMERGÊNCIAS, pela Universidade do Vale do Itajaí (2009) e CIÊNCIAS ECONÔMICAS, pela Universidade Federal do Tocantins (2017). É especialista em GESTÃO DE EMERGÊNCIA E DESASTRES, pela Faculdade da Grande Fortaleza. É especialista em POLITICA E ESTRATÉGIA, pela Universidade Federal do Tocantins e especialista em GESTÃO ESTRATÉGICA BOMBEIRO MILITAR, pela Faculdade Serra da Mesa. É oficial bombeiro militar - Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Tem experiência na área de Defesa e Segurança Pública. 

Cristhyan Martins Castro Milazzo, Universidade Estadual de Goiás

É doutora em Ciências da Religião pela PUC-GO (05/2013). Possui Mestrado em Direito, área de concentração em Ciências Penais pela UFG (06/2002), especialização em Direito Penal e Processo Penal pela PUC-GO (2001) e graduação em Direito pela PUC-GO (1997). É professora efetiva da UEG desde 2004. Atuou como assessora executiva da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu da UEG, Coordenadora do Curso de Direito da UEG no Câmpus Aparecida de Goiânia e atualmente assumiu como Chefe de Gabinete da Reitoria da UEG. Possui experiência em Gestão Educacional Administrativa e Docência Universitária. É docente e orientadora de Trabalhos de Conclusão em vários cursos de pós-graduação e graduação, atuando principalmente nas disciplinas de Introdução ao Estudo do Direito, Direito Penal, Direitos Humanos, Direito Empresarial, Metodologia Científica, Diversidade Cidadania e Direitos e Trabalho de Conclusão do Curso. 

Publicado

2021-01-13

Número

Sección

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artículos más leídos del mismo autor/a