The influence of soybean biodiesel and diesel on corrosion of SAE 1020 carbon steel

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.008.0014

Palabras clave:

Biodiesel, SAE 1020 carbon steel, Corrosion

Resumen

The national demand for biodiesel is growing considerably and studies have been able to prove that biodiesel presents itself able to trigger corrosive processes on metal parts. This study aims to evaluate the SAE 1020 carbon steel corrosion rate by weight loss after accelerated aging in soybean biodiesel samples (B100) and in diesel with the addition of 5% biodiesel (B5 S500) at storage temperature (25°C) and engine operating temperature (100°C), for a period of 10 consecutive days. The SAE 1020 carbon steel specimens (12.5 x 75 x 3mm) were taken from the same steel plate, sanded, cleaned and degreased sequentially with alcohol 98% and 100% acetone and submitted to ultrasonic bath in 100% acetone for 180 seconds. After the corrosion test at 25°C and 100°C, it was observed the formation of deposits corrosion in SAE 1020 carbon steel blades, in the cases of soybean biodiesel samples (B100) and diesel (B5 S500). After the test at 100°C, it was also observed a color change, in the case of soybean biodiesel samples (B100). The SAE 1020 carbon steel corrosion rate, subjected to soybean biodiesel (B100) and diesel (B5 S500), increased with temperature, being more pronounced in the specimens subjected to corrosion tests with soybean biodiesel (B100).

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Biografía del autor/a

Roberto Guimarães Pereira, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho (1982), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Reologia, Energia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização reológica e físico-química de materiais, obtenção e caracterização de biocombustíveis, geração de energia e avaliação de emissões utilizando biocombustíveis, aproveitamento de biomassas e resíduos e energia solar.

João Octávio Caranzano Moraes, Universidade Federal Fluminense

Biólogo (Bacharelado e Licenciado pela Universidade Federal Fluminense), Mestre em Engenharia de Biossistemas com ênfase em Energia e Meio Ambiente (Universidade Federal Fluminense). Experiência com produção de biodiesel a partir de microalgas (Biotecnologia, CENPES - PETROBRÁS e Laboratório de Cultivo e Fisiologia de Microalgas - UFF). Participante da reformulação do Plano de Manejo do Parque Nacional do Itatiaia. Estudante de mobilidade luso brasileira da Universidade do Porto - Portugal, com estágio no Centro de Interpretação e Monitorização Ambiental de Matosinhos. Professor das disciplinas de Botânica I, Botânica II, Química Ambiental e Tópicos Especiais em Biologia do curso de Ciências Biológicas da Associação Educacional Dom Bosco. Professor de Biologia em cursos pré-vestibulares. Áreas de pesquisa com atuação recente: Etnobotânica; Energia e Meio Ambiente (Biocombustíveis e biogás) e Prevenção e Conservação de Resíduos.

Juan Manuel Pardal, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Engenharia Mecânica - Universidad Tecnológica Nacional da Argentina (2002), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é Professor Associado I da UFF - Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e no Mestrado Profissional em Montagem Industrial, assim como no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e Tecnologia de Materiais do CEFET-RJ. Atualmente exerce atividades de coordenação dos Laboratórios de Ensaios Não Destrutivos (LENDE), Montagem Industrial e Soldagem (LAMIS) e de Ensaios Mecânicos (LEM) da UFF. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase na soldagem e caracterização de metais e ligas, atuando principalmente nos seguintes temas: aços inoxidáveis duplex, aços maraging, propriedades mecânicas, resistência à corrosão de ligas, propriedades magnéticas e modelagem em ligas endurecíveis por precipitação.

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Publicado

2019-05-14