A visão da comunidade acadêmica sobre o descarte correto de resíduo em seu meio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.004.0007

Palabras clave:

Separação de resíduos, Comunidade universitária, Conscientização ambiental, Minimização de resíduos

Resumen

A temática da separação e do descarte de resíduos sólidos no Brasil é um problema que aflige a população há muito tempo, e a deterioração ambiental que isso traz é uma condição que tende a agravar com o atraso na criação de soluções. Ademais, com o avanço da industrialização, o consumo dos cidadãos aumentou e consequentemente o descarte inadequado de resíduos, prejudicando o meio ambiente.  No Brasil, a maioria dos problemas ocasionados pelos resíduos está na falta de conscientização das pessoas e no desconhecimento de sua responsabilidade quanto ao destino de seu resíduo. Nesse contexto, é necessário que todos se comprometam a sensibilizar a comunidade de seu papel essencial na segregação de resíduos e responsabilidade ambiental. Pensando nisso, para melhor entendimento da conscientização quanto ao papel de cidadão na minimização e descarte correto dos resíduos, foi realizada uma pesquisa envolvendo 90 universitários de diferentes faixas etárias e localidades, tendo como foco principal a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os resultados indicaram uma discrepância significativa na conscientização e nas práticas relacionadas à segregação de resíduos, com 76% residindo em cidades com coleta seletiva de resíduos. O estudo revela também a falta de conscientização dos estudantes universitários em relação à gestão de resíduos nas cidades onde estudam. Apesar da disponibilidade de contentores para segregação de resíduos nas universidades, 71% dos participantes não conseguiram identificar quem gere os resíduos recicláveis no campus, destacando um potencial falta de interesse ou de informação. O estudo enfatiza a necessidade de maior educação ambiental e mudanças comportamentais para minimizar o impacto ambiental da geração extensiva de resíduos e do descarte inadequado entre estudantes universitários.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Ribeiro Souza, Universidade Federal de São Paulo

Bacharela em Ciência e Tecnologia e graduanda do 4.º ano de Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de São Paulo. Possui vivência com elaboração de relatórios, condução de pesquisas, gestão de processos.

Gabriela Gomes de Macedo Lacerda, Fundação Getúlio Vargas

Mestranda em Economia e Finanças pela Fundação Getulio Vargas, bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006) e pós-graduada em Direito Constitucional (2014). Foi Consultora do Banco Mundial, Secretária de Estado de Ações Estratégicas no Espírito Santo, Presidente do Instituto Jones dos Santos Neves e também atuou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no Ministério da Justiça e no Conselho Nacional de Justiça. Mais de 15 anos com experiência em gestão pública, impacto social e cooperação internacional. Liderou a criação de um sistema de monitoramento e avaliação de políticas públicas pioneiro no Brasil e colabora na promoção de políticas públicas baseadas por meio do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados (CLEAR), sediado na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Desenvolveu iniciativas no Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe.

Isabela Fernanda Morales Martins, Universidade Federal de São Carlos

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestra em Genética Evolutiva e Biologia Molecular com ênfase em Bioquímica e Biologia Molecular pela UFSCar (2021). Realizou Iniciação Científica (bolsista FAPESP) estudando a aplicação e seletividade de nanomateriais em células de câncer urotelial de bexiga. No mestrado (bolsista CAPES) avaliou o efeito da proteína Fbxo7 no perfil de citocinas expressas em linhagem celular monocítica humana. Tem experiência em bioquímica, biologia molecular e celular, além de imunologia aplicada, com foco no estudo do câncer e compreensão de proteínas F-box na resposta imune. Atualmente faz parte da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Onkos Diagnósticos Moleculares. 

Rafael Sandes, Universidade Federal de São Paulo

Possui técnico em informática pela Etec Albert Einstein (2018). Atualmente discente da Universidade Federal de São Paulo no Bacharelado Interdisciplinar de Ciências e Tecnologia seguindo com ênfase a grade de Engenharia Biomédica. Possui maior interesse de pesquisa nas áreas de Engenharia Tecidual e Medicina Regenerativa. 

Raquel Aparecida Domingues, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em bacharelado (2004) e licenciatura (2007) em química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Físico-Química pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de química, com ênfase em polímeros, espectroscopia de fluorescência e química dos siloxanos. Atua também nos estudos dos semicondutores orgânicos com ênfase nos tipos utilizados em dispositivos eletroluminescentes. Atualmente é professora adjunta da UNIFESP-Campus São José dos Campos no Instituto de Ciência e Tecnologia. 

Maraisa Gonçalves, Universidade Federal de São Paulo

Possui doutorado pela Universidade Federal de Lavras na área ambiental, onde trabalhou no desenvolvimento de materiais a partir de resíduos da agroindústria para oxidação de contaminantes emergentes e têxtil. Trabalhou como pesquisadora no projeto Advance First Respiratory Protection (FRESP) no desenvolvimento de materiais adsorventes para máscaras protetoras (Projeto Europeu). Atua na área de desenvolvimento de Materiais e Química Ambiental, principalmente nos seguintes temas: reaproveitamento de resíduos, compostos de óxido de ferro, carvão ativado, fotocatalisadores e adsorção de contaminantes. Atualmente trabalha como professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo e atua em projetos de pesquisa para o desenvolvido de materiais carbonáceos a partir de resíduo industriais para aplicação como adsorventes, fotocatalisadores ou como biochar.

Publicado

2023-12-29