A visão da comunidade acadêmica sobre o descarte correto de resíduo em seu meio
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.004.0007Palabras clave:
Separação de resíduos, Comunidade universitária, Conscientização ambiental, Minimização de resíduosResumen
A temática da separação e do descarte de resíduos sólidos no Brasil é um problema que aflige a população há muito tempo, e a deterioração ambiental que isso traz é uma condição que tende a agravar com o atraso na criação de soluções. Ademais, com o avanço da industrialização, o consumo dos cidadãos aumentou e consequentemente o descarte inadequado de resíduos, prejudicando o meio ambiente. No Brasil, a maioria dos problemas ocasionados pelos resíduos está na falta de conscientização das pessoas e no desconhecimento de sua responsabilidade quanto ao destino de seu resíduo. Nesse contexto, é necessário que todos se comprometam a sensibilizar a comunidade de seu papel essencial na segregação de resíduos e responsabilidade ambiental. Pensando nisso, para melhor entendimento da conscientização quanto ao papel de cidadão na minimização e descarte correto dos resíduos, foi realizada uma pesquisa envolvendo 90 universitários de diferentes faixas etárias e localidades, tendo como foco principal a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os resultados indicaram uma discrepância significativa na conscientização e nas práticas relacionadas à segregação de resíduos, com 76% residindo em cidades com coleta seletiva de resíduos. O estudo revela também a falta de conscientização dos estudantes universitários em relação à gestão de resíduos nas cidades onde estudam. Apesar da disponibilidade de contentores para segregação de resíduos nas universidades, 71% dos participantes não conseguiram identificar quem gere os resíduos recicláveis no campus, destacando um potencial falta de interesse ou de informação. O estudo enfatiza a necessidade de maior educação ambiental e mudanças comportamentais para minimizar o impacto ambiental da geração extensiva de resíduos e do descarte inadequado entre estudantes universitários.
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