Educação ambiental e coleta seletiva no estado de Mato Grosso, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.010.0021Palabras clave:
Coleta Seletiva, Educação Ambiental, Ministério Público, Associação, CooperativaResumen
O objetivo do estudo foi analisar a compressão dos Catadores/as de materiais recicláveis em relação a educação ambiental, com base nas ações do Ministério Público do Estado de Mato Grosso – MPMT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, comparativa, com base na metodologia de estudo caso. Utilizou-se da coleta de dados secundários, questionários, formulários e observação in loco. A pesquisa levantou o perfil socioeconômico dos Catadores/as dos empreendimentos Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cáceres - ASCARC e Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra - COOPERTAN. À luz da Lei nº 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, procurou-se compreender a relação entre educação ambiental e as ações do MPMT, comparando, quando possível, com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (2013), do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR (2021). Os resultados apontam necessidade de ampliar o entendimento ambiental entre os Catadores/as. Em relação aos membros do MPMT, os resultados apontaram para necessidade no aperfeiçoamento de atos concretos que possibilitem a solidificação da autogestão e a inclusão socioprodutiva de Catadores/as de materiais recicláveis frente as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), através de projetos submetidos ao Banco de Projetos e Entidades - BRAPE.
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