Environmental education and selective collection in Mato Grosso state, Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.010.0021

Keywords:

Selective collect, Environmental education, Public ministry, Association, Cooperative

Abstract

The objective of the study was to analyze the compression of recyclable materials collectors in relation to environmental education, based on the actions of the Public Ministry of the State of Mato Grosso - MPMT. This is a descriptive, comparative qualitative research, based on the case study methodology. Secondary data collection, questionnaires, forms and in loco observation were used. The research raised the socioeconomic profile of the collectors of the enterprises Association of Recyclable Materials Collectors of Cáceres - ASCARC and the Cooperative of Production of Recyclable Material of Tangará da Serra - COOPERTAN. In the light of Law nº 12.305/2010 that establishes the National Policy on Solid Waste - PNRS, we sought to understand the relationship between environmental education and the actions of the MPMT, comparing, when possible, with data from the Institute of Applied Economic Research - IPEA (2013), of the National Movement of Recyclable Material Collectors - MNCR (2021). The results point to the need to expand environmental understanding among the Collectors. In relation to the MPMT members, the results pointed to the need to improve concrete acts that allow the solidification of self-management and the socio-productive inclusion of Recyclable Material Collectors in the face of the requirements of the National Solid Waste Policy (PNRS), through projects submitted to the Bank of Projects and Entities - BRAPE.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Frankielle Alline Pereira Correa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Especialização em Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialização em Libras e Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Aperfeiçoamento em Formação Histórica das Politicas Públicas e Sociais pela Universidade de Várzea Grande (UNIVAG). Cursando Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica - IFMT. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Integrante do Grupo de Pesquisa - GDRS-Grupo Desenvolvimento Regional Sustentável e as Transformações no mundo do Trabalho. Servidora Pública, Analista Assistente Social do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, lotada nas Promotorias de Justiça de Cáceres. 

Sandro Benedito Sguarezi, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Ciências Sociais Doutor em Ciências Sociais (Área de Concentração: Sociologia), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP em 2011. Mestre em Administração também pela PUC/SP (2003). Especialista em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras/UFLA-MG (2000). Graduado em Administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT (1993). Educador por opção de vida, desde 1995, tem priorizado a produção científica na área da Sociologia/Educação. Foi o fundador (2004), e atualmente é Coordenador do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho (NECOMT), do Grupo de Pesquisa: Gestão agricultura familiar e agroecologia (GAFA)-(CNPq 2003). Foi fundador e é Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional Sustentável e as Transformações no Mundo do Trabalho (GDRS) -(CNPq 2006), Foi fundador e Coordenador do Programa: Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis (IOCASS)-(2011), financiado pelo CNPq/2013 e pelo MEC/PROEXT/2017. Fundador da Rede de Pesquisa, Inovação e Tecnologia Social em Gestão de Resíduos Sólidos, Sustentabilidade e Economia Solidária (REPITES) e representante da REPITES Centro-Oeste. Atualmente é professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), lotado na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem (FACSAL), no stricto sensu atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu nível Mestrado da UNEMAT na linha de pesquisa Educação e Diversidade. Também atua no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais nível Mestrado/Doutorado (PPGCA-UNEMAT). É Coordenador Nacional da Comissão Provisória da Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UNITRABALHO), e membro do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES), estadual e municipal de Economia Solidária. Se dedica a pesquisas sobre: políticas públicas, logística, cadeias produtivas, arranjos produtivos locais e organização de cooperativas e redes com enfoque na inclusão socioprodutiva de trabalhadores/as em condições de vulnerabilidade social, educação popular e autogestão, dialogando com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Sonia Aparecida Beato Ximenes de Melo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Mestrado em Ambiente e Sist. de Produção Agrícola pela UNEMAT. Pós graduada em Controladoria, Pós graduação em Didática do Ensino Superior. Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Campo Grande (2001). Atua como pesquisadora e Docente do Ensino Superior desde 2004. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em Tangará da Serra, MT, nas disciplinas de Teoria da Contabilidade, Ética Contábil, Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso, com pesquisa, ensino e extensão.

Published

2023-01-08

Issue

Section

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente