Caracterização físico-hídrico-químico de Latossolo Vermelho sob sistema de plantio direto no Oeste do Paraná

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.002.0002

Palabras clave:

Compactação do solo, Condutividade hidráulica, Manejo do Solo

Resumen

O uso intensivo e o manejo inadequado do solo produzem uma série de problemas associados à compactação, baixa permeabilidade e erosão dos solos em diferentes regiões do Brasil. A avaliação do comportamento físico-hídrico, associado à caracterização química do horizontes superficiais e sub superficiais dos solos podem auxiliar no entendimento das alterações estruturais, da circulação hídrica e fertilidade do solo. Visando contribuir com essa temática, o presente trabalho, desenvolvido na Mesorregião Oeste do Paraná, avaliou o comportamento físico-hídrico-químico de uma topossequência composta por sistema pedológico formado por Latossolos Vermelhos Eutroférricos. Para a realização da topossequência e classificação dos solos foram utilizados os preceitos da análise estrutural da cobertura pedológica e o Sistema Brasileiro de Classificação do Solos. Foram realizadas análises físicas de densidade do solo, porosidade total e granulometria, além de análises químicas de rotina (pH, MO, P, Al, k, Mg, SB, CTC e V%).  Em campo, foram executados ensaios de velocidade de infiltração e condutividade hidráulica com utilização do Permeâmetro de Guelph. Os dados químicos evidenciaram que os teores de matéria orgânica, os valores de CTC e acidez do solo, apresentam condições adequadas para os cultivos agrícolas. Já os resultados físico-hídricos revelaram problemas estruturais e de permeabilidade, com alta compactação, com comprovada redução de porosidade e baixa condutividade hidráulica nos horizontes superficiais dos solos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Sandro da Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Geografia (Análise Ambiental) pela UEM - Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Geografia pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduado em Geografia pela UNIOESTE. Graduado em Gestão Pública pela FATEC - Faculdade de Tecnologia Internacional. É membro e pesquisador dos grupos GIMAB (Grupo Integrado de Monitoramento e Análise de Bacias Hidrográficas), GEA (Grupo Multidisciplinar de Estudos Ambientais) e do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Paraná 3. Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Santa Helena, ministrando disciplinas na área de Pedologia e Gestão e Manejo de Recursos Naturais. Tem experiência em Geociências com ênfase na relação solo-paisagem. Atua principalmente nos seguintes temas: mapeamento de solos, gestão de bacias hidrográficas e fragilidade ambiental.

Maria Teresa de Nóbrega, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Geociências (Geologia Geral e de Aplicação) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Pedologia, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, solos, erosão, solos tropicais e vertentes. 

José Edézio da Cunha, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (1990), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2002). É professor Associado (nível D) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, nos cursos de graduação e Pós-Graduação (mestrado) do curso de Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase na relação solo - relevo para a compreensão da paisagem. Atua principalmente nos seguintes temas: estrutura e funcionamento da paisagem, erosão hídrica, análise ambiental e Ensino de geografia. Administrativamente atuou como Diretor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, do campus de Marechal Cândido Rondon, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no período de 2008 a 2015. Assessor da direção geral do campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná no período de 2017 a 2019. Membro do Conselho Universitário da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (COU), no período de 2016 e 2017. Foi coordenador Local da área de concursos da UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon no período de 2017 a 2019. Atua como Membro do Conselho Pedagógico e coordenador de área (Ciências Humanas) do Vestibular da UNIOESTE. Atuou como Representante do campus de Marechal Cândido Rondon no Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIOESTE no período de 2017 a 2019. Atuou como assessor especial da Reitoria da UNIOESTE, na área de concursos e de Relações Internacionais, no período de janeiro a setembro de 2020. 

Publicado

2022-07-02

Artículos más leídos del mismo autor/a