Caracterização geoambiental e registro ictiológico da bacia do São Francisco Falso - Braço Sul, Oeste do Paraná, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.011.0017

Palavras-chave:

Neotropical, Conservação, Geologia, Actinopterygii

Resumo

As bacias hidrográficas têm se apresentado como principal categoria de análise espacial no contexto dos estudos ambientais. A ampla utilização dos recursos hídricos, no Brasil e no mundo, tem trazido diferentes consequências e impactos ambientais associados à degradação da água e do solo, particularmente em ambientes com grandes interferências antrópicas. Nesse contexto, a dinâmica de um rio determina a estratégia de vida dos peixes. Nesse sentido, os sistemas aquáticos, importantes para a manutenção da vida vêm sofrendo um processo acelerado de deterioração das suas características físicas, químicas e biológicas interferindo na perda direta da biodiversidade. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a Bacia do rio São Francisco Falso - Braço Sul por análises geoambientais e levantamento ictiofaunístico, a fim de verificar a viabilidade da utilização dessas ferramentas na construção de plano de gestão de recurso hídrico para a região. Em suma, esta abordagem se torna relevante, pois a análise da biodiversidade local do Rio São Francisco Falso-Braço Sul, no que se refere à comunidade de peixes, aliado aos dados geoambientais possibilita uma análise da influência de tais fatores sobre o meio aquático e a ictiofauna presente, podendo nortear futuros planos de manejo e conservação desse ambiente. Com base nos levantamentos realizados, pode-se concluir que os mapeamentos de caracterização geoambiental, poderão contribuir com a conservação do solo e água da bacia e melhorar a condição do ambiente para a fauna de peixes, bem como servir de base para o planejamento e gestão da bacia do rio São Francisco Falso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micheli Caroline Mayer, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS) DA Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Graduada em Geografia (licenciatura plena), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon. Também é acadêmica do curso de Ciências Biológicas (UTFPR), campus de Santa Helena.

Anderson Sandro da Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Geografia (Análise Ambiental) pela UEM - Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Geografia pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduado em Geografia pela UNIOESTE. Graduado em Gestão Pública pela FATEC - Faculdade de Tecnologia Internacional. É membro e pesquisador dos grupos GIMAB (Grupo Integrado de Monitoramento e Análise de Bacias Hidrográficas), GEA (Grupo Multidisciplinar de Estudos Ambientais) e do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Paraná 3. Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Santa Helena, ministrando disciplinas na área de Pedologia e Gestão e Manejo de Recursos Naturais. Tem experiência em Geociências com ênfase na relação solo-paisagem. Atua principalmente nos seguintes temas: mapeamento de solos, gestão de bacias hidrográficas e fragilidade ambiental. 

Heleno Brandão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Santa Helena. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS). Curador da Coleção Ictiológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Santa Helena (CISH). Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis FAFIPE, Penápolis/SP em 2004. Obteve o título de Mestre (ano 2007 - bolsa CNPq) e o título de Doutor (ano 2010 - bolsa FAPESP) em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Botucatu/SP. Durante o doutorado realizou estágio internacional no Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC) Museo Nacional de Ciencias Naturales, Madrid, Espanha no período de 05/02/2010 até 05/05/2010. Concluiu o estágio de Pós-Doutorado (ano 2013 - bolsa CAPES) na área de Ictioparasitologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Botucatu/SP. Foi coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Santa Helena no período de 01/04/2019 até 02/03/2021 e Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação na mesma instituição no período de 03/03/2021 até 31/05/2021. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Zoologia de Vertebrados, Ictiologia e Ictioparasitologia.

Lucas Emilio Perin Kampfert, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Santa Helena (2021). Realizou quatro projetos de Iniciação Científica (PIVIC, 2017-18; PIBIC - bolsa CNPq/UTFPR, 2018-19; PIBIC - bolsa Fundação Araucária, 2019-20 e 2020-21), trabalhando com taxonomia morfológica e biologia populacional das espécies de peixes do entorno da Unidade de Conservação Refúgio Biológico de Santa Helena, localizada no Reservatório de Itaipu, bacia do Alto rio Paraná. Aluno do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade (2022-atual) na mesma instituição, desenvolvendo um projeto de levantamento ictiofaunístico em uma bacia hidrográfica na margem brasileira do reservatório de Itaipu e produzindo o documentário "Ciência Debaixo D'água" com objetivo de sensibilizar a população regional para a preservação dos ecossistemas aquáticos. Produziu o documentário curta-metragem "Classificação dos seres vivos e Coleções Biológicas: curta-metragem como recurso didático." Auxilia na curadoria e identificação dos peixes da Coleção Ictiológica da UTFPR, Campus Santa Helena (CISH). É membro do Grupo de Estudos em Ictiologia Neotropical (GEIN).

João Carlos Maicrovicz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Atualmente é graduando do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Santa Helena. Esta desenvolvendo pesquisa na área de Ictiologia.

Roberto Laridondo Lui, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel, atuando como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais da Unioeste. Integra o Grupo de Pesquisa em Biologia e Conservação de Anamniotas. Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Evolução da Universidade Federal de São Carlos (2010) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular da Universidade Federal de São Carlos (2013). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Citogenética, Marcadores Moleculares e Proteômica. Atualmente tem atuado principalmente nos seguintes temas: citogenética clássica e molecular de peixes, marcadores moleculares aplicados à conservação e história evolutiva de peixes Neotropicais. Desde de junho de 2020 é o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais da Unioeste.

Daniel Rodrigues Blanco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Evolução /Genética Evolutiva e Biologia Molecular da UFSCar. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Santa Helena, na qual foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação e membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação. Líder e cofundador do Grupo de Estudos em Ictiologia Neotropical (GEIN), é docente permanente do curso de Mestrado acadêmico Stricto Sensu do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS), realizando trabalhos em Citogenética e Genética Molecular de peixes, com enfoque nos temas: levantamento ictiofaunístico, Evolução Cromossômica, mapeamento de DNA repetitivo, Sistemas de Cromossomos Sexuais, Cromossomos B, DNA Barcode (COI). 

Downloads

Publicado

2023-01-08