Caracterização físico-hídrico-químico de Latossolo Vermelho sob sistema de plantio direto no Oeste do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.002.0002

Palavras-chave:

Compactação do solo, Condutividade hidráulica, Manejo do Solo

Resumo

O uso intensivo e o manejo inadequado do solo produzem uma série de problemas associados à compactação, baixa permeabilidade e erosão dos solos em diferentes regiões do Brasil. A avaliação do comportamento físico-hídrico, associado à caracterização química do horizontes superficiais e sub superficiais dos solos podem auxiliar no entendimento das alterações estruturais, da circulação hídrica e fertilidade do solo. Visando contribuir com essa temática, o presente trabalho, desenvolvido na Mesorregião Oeste do Paraná, avaliou o comportamento físico-hídrico-químico de uma topossequência composta por sistema pedológico formado por Latossolos Vermelhos Eutroférricos. Para a realização da topossequência e classificação dos solos foram utilizados os preceitos da análise estrutural da cobertura pedológica e o Sistema Brasileiro de Classificação do Solos. Foram realizadas análises físicas de densidade do solo, porosidade total e granulometria, além de análises químicas de rotina (pH, MO, P, Al, k, Mg, SB, CTC e V%).  Em campo, foram executados ensaios de velocidade de infiltração e condutividade hidráulica com utilização do Permeâmetro de Guelph. Os dados químicos evidenciaram que os teores de matéria orgânica, os valores de CTC e acidez do solo, apresentam condições adequadas para os cultivos agrícolas. Já os resultados físico-hídricos revelaram problemas estruturais e de permeabilidade, com alta compactação, com comprovada redução de porosidade e baixa condutividade hidráulica nos horizontes superficiais dos solos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Sandro da Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Geografia (Análise Ambiental) pela UEM - Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Geografia pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduado em Geografia pela UNIOESTE. Graduado em Gestão Pública pela FATEC - Faculdade de Tecnologia Internacional. É membro e pesquisador dos grupos GIMAB (Grupo Integrado de Monitoramento e Análise de Bacias Hidrográficas), GEA (Grupo Multidisciplinar de Estudos Ambientais) e do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Paraná 3. Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Santa Helena, ministrando disciplinas na área de Pedologia e Gestão e Manejo de Recursos Naturais. Tem experiência em Geociências com ênfase na relação solo-paisagem. Atua principalmente nos seguintes temas: mapeamento de solos, gestão de bacias hidrográficas e fragilidade ambiental.

Maria Teresa de Nóbrega, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Geociências (Geologia Geral e de Aplicação) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Pedologia, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, solos, erosão, solos tropicais e vertentes. 

José Edézio da Cunha, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (1990), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2002). É professor Associado (nível D) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, nos cursos de graduação e Pós-Graduação (mestrado) do curso de Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase na relação solo - relevo para a compreensão da paisagem. Atua principalmente nos seguintes temas: estrutura e funcionamento da paisagem, erosão hídrica, análise ambiental e Ensino de geografia. Administrativamente atuou como Diretor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, do campus de Marechal Cândido Rondon, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no período de 2008 a 2015. Assessor da direção geral do campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná no período de 2017 a 2019. Membro do Conselho Universitário da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (COU), no período de 2016 e 2017. Foi coordenador Local da área de concursos da UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon no período de 2017 a 2019. Atua como Membro do Conselho Pedagógico e coordenador de área (Ciências Humanas) do Vestibular da UNIOESTE. Atuou como Representante do campus de Marechal Cândido Rondon no Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIOESTE no período de 2017 a 2019. Atuou como assessor especial da Reitoria da UNIOESTE, na área de concursos e de Relações Internacionais, no período de janeiro a setembro de 2020. 

Publicado

2022-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)